Vamos analisar cada modelo e ver quais são as mais indicadas para cada projeto.
Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.
Para realizar o lançamento de uma viga invertida, basta adequar a elevação da viga para que a face inferior desse elemento fique alinhada com a face inferior da laje. Logo, o valor que deve ser atribuído a elevação da viga é a diferença entre a altura da viga "hv" e a espessura da laje "hl".
Vigas invertidas são vigas que se alinham com a base das lajes por sua face inferior, ou seja, vigas que se elevam acima do nível da laje, resultando em um conjunto estrutural diferente do usual.
Vigas Invertidas Note que para que uma viga seja invertida é necessário que a elevação dada a viga seja exatamente a altura da viga subtraída da espessura da laje. A utilização de vigas invertidas é mais comum em ambientes onde a laje precisa ser lisa (não possuir viga à mostra).
Chamamos de viga invertida (as vezes, viga totalmente invertida) quando temos uma situação em que a viga e a laje facejam por baixo, conforme apresenta a imagem seguinte.
A viga chata é a viga que tem sua altura menor que a largura e fica oculta na laje.
Uma viga é um elemento de barra e tem por função vencer vãos, trabalhando predominantemente aos esforços de flexão e cisalhamento. Ela estará solicitada à flexão normal simples, quando atuar sobre a mesma somente esforço de flexão, cujo plano de ação contenha um dos eixos principais de inércia da seção transversal.
No lado esquerdo da viga a armadura transversal é composta por apenas estribos verticais, e no lado direito é composta por estribos verticais combinados com barras longitudinais dobradas a 45°. Nota-se que no trecho da viga entre as forças concentradas a solicitação é de flexão pura (V = 0).