Posso furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.
Passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada. As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Furar as bolhas de queimadura Elas agem como uma espécie de "curativo natural" que protege a pele contra agentes externos, diminuindo o risco de infecções da ferida e outras possíveis complicações.
Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele. Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas.