Os gregos antigos constituíram a primeira civilização duradoura da Europa, que foi a base da cultura ocidental de tempos posteriores. ... As mais vastas experiências sociais ocorreram na Grécia, berço de filósofos, sábios e literatos famosos.
Um dos primeiros registros do ditado é do século 12, quando o poeta e teólogo francês Alain de Lille escreveu que “mille viae ducunt homines per saecula Romam” (“mil ruas levam os homens a Roma”, em tradução livre). A rede de estradas construída pelo Império Romano cobriu boa parte do Sul e do Oeste da Europa.
As estradas romanas eram compostas de pedras assentadas sobre argamassa, e muitas delas ainda estão em uso, sendo a mais famosa a Via Appia, de aproximadamente 90 km, ligando Roma e Terracina. ... Outro problema era o abaulamento das estradas, ou seja, a elevação do centro da pista para facilitar o escoamento de água.
A história da mistura quente denominada asfalto trilhou um longo caminho de progresso. A primeira estrada a ser pavimentada com asfalto foi na Babilônia entre 625 e 604 A.C.
As estradas serviam para transportar com agilidade as tropas romanas e facilitavam o comércio, de modo que serviam tanto para garantir a unidade territorial romana por meio da força militar quanto para garantir a circulação dos produtos que os romanos precisavam para manter a sua economia a pleno vapor.