→ Características gerais dos lipídios São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Existe correlação inversa entre os níveis séricos de HDL-colesterol e a doença arterial coronariana. A Lipoproteína (a), cuja sigla é Lp (a) é composta por uma lipoproteína e um derivado do sistema de coagulação.
Lipoproteína muito de baixa densidade (VLDL) Esta lipoproteína é responsável para o transporte do triglyceride sintetizado do fígado ao tecido adiposo para o armazenamento.
Os quilomícrons são as lipoproteínas que trans- portam na circulação os lípides da dieta absorvi- dos pelo intestino delgado após o intenso processo de hidrólise dos triglicérides, fosfolípides e do co- lesterol, que ocorre na luz intestinal sob catálise de lipases de origem pancreática.
HDL tem como função a captação de colesterol excessivo, com isso, ele poderá retirar o colterol do sangue assim sendo chamados de bons. LDL causa Excesso e não faz o retiro assim os transferindo para os vasos sanguíneos e por justa a ação são chamados de ruins.
LDL, o “colesterol ruim” Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade.
Os valores de referência do colesterol bom e ruim são: Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons; Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.