Jules Ferry, então ministro da Educação, aprovou em 1881 uma lei que estabelecia a escola gratuita, e em 1882 uma segunda lei, que tornou obrigatória, e laica, a educação para crianças de 3 a 6 anos. Essas leis serviram como pontapé para novas leis sobre a educação que surgiriam no mundo todo.
O meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância era via correspondência, ou seja, por meio de cartas. O ensino EAD leva a educação para pessoas que não tem tempo, nem disponibilidade física de comparecer a uma instituição de ensino.
O principal objetivo da EaD é oferecer um ensino de qualidade, dinâmico, completo e eficiente através de meios tecnológicos como a internet, vídeo aulas, entre outros. Funciona com a integração entre o tutor, o professor virtual e o aluno.
Educação a distância é a modalidade de ensino em que professores alunos estão em ambientes distintos e por meio de tecnologias da informação e comunicação essas aulas acontecem. As aulas são ministradas e assistidas remotamente, podendo ser em tempo real ou não – em formato de aulas gravadas, por exemplo.
A educação a distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos.
Essa é a importância da educação a distância nos dias atuais: proporcionar ao aluno que ele mesmo solucione problemas menos complexos. Assim, para evitar que os alunos tenham dificuldade de inserção na nova ferramenta tecnológica, o papel do professor ou monitor é essencial num curso à distância.