O álcool, juntamente com a gasolina, polui consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador que é uma peça vital para reduzir a emissão de gases poluentes. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.
O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.
O hidrogênio é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, que trará benefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente. ... A idéia é que os motores elétricos substituam os motores à combustão para evitar a poluição atmosférica.
Resposta: No estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro,e insípido, quando é queimado com oxigênio puro,os únicos produtos são calor e água.
Entre as principais vantagens do uso do biocombustível estão:
Desvantagens do uso dos biocombustíveis
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).
A significativa redução de gases poluentes é uma das principais vantagens do uso do biocombustível. A queima de carvão, petróleo e gás natural, que são combustíveis fósseis, libera elevadas quantidades de gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, e faz o planeta aquecer.
Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.
Atualmente, já existem biocombustíveis sendo comercializados em postos de gasolina. Como exemplo, podemos destacar o etanol (usado em carros e motos). Importância ambiental. Na realidade, os biocombustíveis contribuem para a diminuição das emissões dos gases poluentes que causam o aquecimento global.
A maior importância do biodiesel é pela sua característica renovável. Isso reduz a demanda por petróleo, reaproveita resíduos que seriam descartados – oferecendo-lhes novos usos a partir do rejeito, já que apenas 1 gota de óleo é o suficiente para poluir 25 litros de água.