Os compostos fenólicos são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos de origem vegetal como o azeite de oliva extra virgem. Estes compostos são capazes de exercer efeitos preventivos e curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática.
Os flavonoides são subdivididos em diferentes classes, sendo as principais: flavonas, flavonois, flavanonas, isoflavonoides, antocianidinas e flavanas.
Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça, e até no chocolate e no mel. Por isso, tente sempre inclui-los em sua dieta.
Responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas, a antocianina é tão benéfica quanto os flavonoides. A antocianina é uma substância responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas. ... No nosso organismo, a antocianina proporciona diferentes benefícios.
O LICOPENO é um potente antioxidante capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o CÂNCER.
O licopeno pode ser encontrado em um número limitado de alimentos; o tomate e seus derivados são as melhores contribuições dietéticas, mas são boas fontes desse elemento também o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia3,7.
O Licopeno está presente, em sua maioria, em alimentos de cor avermelhada, como no tomate e na melancia, por ser um carotenoide responsável pela pigmentação desses alimentos. Ele é reconhecido por ser um excelente antioxidante e por auxiliar no combate dos radicais livres que atingem as células.
Além da proteção contra o dano celular, o Lacto-licopeno® possui ação na proteção da pele contra a radiação UVB e estimula a diferenciação dos queratinócitos, favorecendo a modulação da espessura da epiderme.
Substância pode ser encontrada em alimentos como tomate, melancia, goiaba e pimentão vermelho. Para que você consiga consumir o licopeno no dia a dia, é importante conhecer em quais alimentos é possível encontrá-lo.
Alimentos ricos em licopeno
Para melhorar a absorção do licopeno do tomate, é recomendado aquecer o alimento, pois a temperatura mais alta ativa o licopeno para uma forma mais biodisponível, ou seja, que o organismo tem mais facilidade para aproveitar.
Pele firme: nove alimentos que você deve consumir para estimular o colágeno