Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. ... A segunda dimensão da matriz de Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes.
Descritores de Língua Portuguesa
Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. ... O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL D7 – Identificar a tese de um texto. D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritores do Tópico I. D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto.
Tema: é o assunto a ser desenvolvido em seu texto dissertativo argumentativo, que é o estilo cobrado na Redação do Enem. Título: o título indica o enfoque do texto, traz o aspecto central das ideias desenvolvidas no texto da Redação do Enem. Por isso, recomenda-se que seja o último elemento criado.
Estas IDEIAS podem ser , principais e secundárias . As partes "principais "de um texto são as partes que valorizam um determinado ponto de vista através de argumentos ou raciocínio. As partes " secundárias " dão um reforço as ideias principais completando-as e contribuindo com as ideias do texto .