A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil.
Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.
O SIPNI substitui todos os sistemas locais de imunização portanto, quando o usuário instala e passa a utilizar o SIPNI, os sistemas antigos não precisam ser mais utilizados. Quando o estabelecimento de saúde passa a registrar todos os seus vacinados no SIPNI, o APIWEB ou ainda o API DOS não devem mais ser utilizados.
Solicitação de Acesso SIPNI Ao acessar o site do SCPA usuário, o usuário que não possui acesso, deve se cadastrar através do link de cadastro de novo usuário e caso já possua acesso, deve apenas fazer o login com e-mail ou CPF, acompanhado da senha que cadastrou.
1º Passo: Clicar na opção Cadastros e após, clicar em Vacinador (tela 6). Uma nova tela será aberta e basta digitar o nome do vacinador ou parte dele, selecionar a situação e clicar em Pesquisar (tela 7).
Em lotes que não houve nenhuma movimentação, para realizar a exclusão do seu cadastro, selecione-o, clique em EXCLUIR e posteriormente, OK. Para que o SIPNI realize o cálculo de qualquer cobertura vacinal é necessário inserir a população do local a que se refere.
Entre com o número do seu CPF, caso já tenha cadastrado um usuário no site Gov.br; Depois entre com sua senha; Selecione o campo “ Histórico” na parte de baixo da tela; Depois selecione vacinas.
Agora, a primeira via do certificado pode ser emitida e impressa em qualquer lugar do mundo. Após tomar a vacina, gratuitamente, em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em algum dos serviços de vacinação privados credenciados, o cidadão deve fazer a solicitação pelo site Portal de Serviços.
Tome a dose integral da vacina em uma unidade básica de saúde (posto do SUS) ou em uma clínica privada. Guarde o comprovante de vacinação porque você vai precisar dele para pedir o certificado internacional. Atenção: A vacina da febre amarela deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.
Para ter acesso aos dados, ao acessar o portal Gov.br, o usuário deve ir até a área “Saúde e Vigilância”, selecionar o item “Fiscalização” e, em seguida, “Medicamentos e Produtos para Saúde”. A partir daí ele deve clicar em “Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros”.