Entenda mais a respeito. Atenção plena, também chamada de mindfulness, é uma prática que consiste em direcionar toda a atenção para o momento presente. Assim, torna-se possível se concentrar apenas na experiência que se está vivendo, deixando que os pensamentos fluam naturalmente sem julgamentos.
Com as técnicas e os exercícios de concentração, a atenção plena possibilita que as pessoas estejam mais focadas na rotina diária. ... É o momento de fechar os olhos, ficar numa posição confortável e buscar na respiração uma âncora para atenção plena. Ou, ainda, outro exercício é prestar atenção nos pensamentos.
Nesse estado, o indivíduo se concentra em si mesmo, nas suas ações e sentimentos do momento, sem outros pensamentos sobre o futuro. Assim, ele consegue diminuir a ansiedade e melhorar a absorção de informação pelo cérebro para encarar os desafios do presente.
Entre outras coisas, a prática diminui a ansiedade, as chances de depressão e melhora a concentração. Embora mindfulness – ou a meditação baseada em atenção plena – esteja em alta atualmente, a prática existe há milhares de anos.
Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. Alguns sinônimos são alerta, cuidado, concentração, consciência e atenção. Mindfulness é sobre observar-se sem crítica, tendo compaixão por si mesmo.
Mindfulness significa atenção plena em português brasileiro. Esse é, na verdade, o primeiro requisito para se meditar: estar presente de corpo, alma e mente ali no momento. Portanto, o mindfulness é meditação, mas meditação não é (só) mindfulness.
A meditação consciente parece ajudar não só a solucionar questões psicológicas, mas também físicas, como problemas de hipertensão, dor crônica, psoríase, além de problemas do sono, ansiedade e depressão. Também estimula a função imunológica e ajuda as pessoas a pararem de comer compulsivamente.
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Quando uma pessoa aprende uma habilidade particular – como a meditação – ela está exercitando essas áreas de massa cinzenta (que são as células cerebrais conectadas umas às outras), cujo trabalho é formar essa habilidade.