A Internet proporciona, além dos websites, outros serviços fundamentais para consolidar a presença da organização na rede: Intranet e Extranet. ... Assim como a intranet seu acesso é restrito a públicos como os mencionados. Através da extranet pode-se acompanhar produtos, projetos e promoções das empresas ,entre outros.
A Intranet possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz da informações de todos os âmbitos da empresa. Além de tudo, implementar essa ferramenta pode trazer diversas vantagens, que vão desde o aumento da produtividade, até a diminuição de todos os custos.
O sistema de intranet é uma rede de computadores para uso exclusivo de um determinado grupo ou local. Ela é uma ótima solução para ampliar a comunicação interna de uma empresa, agilizar processos e organizar os conhecimentos.
O principal objetivo de uma intranet é, como já dito, centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc. O que se ganha com isso? o funcionário passa a ter um canal onde pode obter informações gerais sobre praticamente tudo o que precisa.
Apesar de não ter propriamente um inventor, o termo foi usado pela primeira vez em 1995, em um artigo do empresário norte-americano Stephen Lawton.
O TCP/IP é a base da internet que conhecemos hoje e seus criadores foram os norte-americanos Robert Kahn e Vinton Cerf. Bob Kahn e Vint Cerf são, frequentemente, citados como os "pais" da internet.
Robert Kahn
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
Radia Perlman, nascida em 1951, é conhecida como a "mãe da internet" por criar o protocolo STP, essencial para o funcionamento da rede mundial de computadores.
A história da informática
6 de agosto de 1991
A origem da WWW Ela foi criada para auxiliar os militares dos Estados Unidos na troca de informações entre computadores do governo. ... Foram os pesquisadores Tim Berners-Lee e Robert Cailliau que conseguiram publicar uma proposta mais formal para a World Wide Web no final de 1990.
Logo no início da década de 1990, Lee continuou desenvolvendo seu sistema, mas com o objetivo de divulgá-lo no mundo todo – idéia que, como você pode ver, acabou mesmo pegando. Assim nascia o “www”, abreviatura de world wide web, algo como “rede mundial”, por onde circulariam essas informações em formato de hipertexto.
cern
URL, HTTP, HTML e WWW HTTP é um protocolo usado para transferência de dados entre os computadores, principalmente na Internet. O HTML é a “programação”, ou seja, o código por trás das páginas da Web. Já o WWW é o conjunto das três funções acima.
HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.
HTTP é um protocolo de transferência que possibilita que as pessoas que inserem a URL do seu site na Web possam ver os conteúdos e dados que nele existem. A sigla vem do inglês Hypertext Transfer Protocol. ... E o principal canal deste tipo de estratégia é um site.
O https (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) é um tipo de selo de segurança que permite aos usuários cadastrados guardarem suas informações no site com proteção.
O protocolo HTTPS é a implementação segura do protocolo HTTP. O problema do protocolo HTTP é que as mensagens transitam pela rede, o que significa que qualquer entidade no meio do caminho entre o servidor e o cliente pode interceptar e até alterar o conteúdo da mensagem.
O que é o HTTPS? O protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) é idêntico ao HTTP e surgiu com o intuito de substituí-lo, porém, foi adicionada uma camada do SSL (Secure Sockets Layer) ou de TLS (Transfer Layer Security), o seu sucessor.