Mas existem duas classificações para esses alimentos: simples e complexos. Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os alimentos mais doces e incluem açúcar refinado, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, pipoca e refrigerante.
Carboidratos simples São os carboidratos de rápida absorção, responsáveis por aumentar rapidamente os níveis de glicose no sangue. Assim, vão garantir o fornecimento para não haver nenhum mal estar. Eles são facilmente encontrados em alimentos industrializados, além de pães brancos, farinhas brancas e massas.
A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem sequencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas: 1. α-Amilase salivar.
Um cardápio adaptado às necessidades individuais trará, certamente, melhores resultados. O lanche ideal pós-treino poderá ter cerca de 1 grama de carboidrato por quilo de peso corporal, e 10 a 20 gramas de proteína. Pode ser também a proporção de 3 a 4 gramas de carboidrato para cada 1 grama de proteína.
Veja mais detalhes a respeito de cada um deles!
Pós treino
Para que serve o pós-treino? No pós-treino, precisamos oferecer os nutrientes necessários para repor a energia perdida, favorecer a recuperação muscular e potencializar os resultados.
Os horários para incluir o Whey são cruciais para melhorar os resultados. A indicação é sempre tomar o shake logo após os treinos, imediatamente. Isso porque a proteína encontrada no produto tem rápida absorção e esse momento é estratégico para o corpo aproveitar suas propriedades.
Depois do esforço físico, há uma queda nos níveis de glicogênio e aminoácidos do corpo, além de danos às fibras musculares. O consumo adequado de nutrientes seria importante não só para ajudar na reconstrução dos tecidos e na restauração das reservas energéticas, mas para garantir uma “supercompensação”.
A maioria dos nutricionistas recomenda consumir algo antes e depois de um treino. Isso porque sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica.
Além disso, lembre-se que o recomendado é ingerir os alimentos ideais para pós-treino entre 30 minutos e duas horas após o término da prática do exercício físico, assim os nutrientes de cada alimento podem contribuir, de fato, com a recuperação muscular.
“De um modo bem geral, é importante esperar no mínimo 60 minutos após a comida para começar o treino, ou então a digestão vai competir com o exercício pela energia do seu corpo”, diz o médico.
Uma vez que a proteína está associada à saúde muscular, a fraca ingestão deste macronutriente pode comprometer os músculos, dificultando o seu crescimento e até mesmo regeneração. Acha que o cansaço que sente diariamente é culpa do stress do trabalho?