A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.
Ele era discípulo de Aristóteles, razão para qual Rafael poderia ter o representado na Escola de Atenas. Ao seu lado está um homem que pode ser Xenofonte ou Antístenes. Ambos foram discípulos de Sócrates. ... Sócrates!
A "Escola de Atenas" é um dos painéis que compõem um grupo de quatro afrescos principais que retratam ramos distintos do conhecimento. ... Uma interpretação do afresco relaciona as simetrias ocultas das figuras e a estrela construída por Bramante foi dada por Guerino Mazzola e colaboradores.
A obra intitulada "A Escola de Atenas", no original, "Scuola di Atenas", foi pintada entre 1509 e 1510. É uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello Sanzio e representa a Academia de Platão. ... Aristóteles segura a obra Ética e tem a mão na horizontal, representando o terrestre, o mundo sensível.
Questão 25 No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a: suspensão do juízo como reveladora da verdade.
Esses três filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental, como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que Sócrates, Platão e Aristóteles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico.
Rafael
As principais figuras representadas na obra
A Escola de Atenas (Scuola di Atene no original) é uma das menos famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. A importância da obra também está em demonstrar como a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga foram vistas ao final do Renascimento. ...
Os Quartos de Rafael
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Foi professor do imperador Alexandre, o Grande. Fundou a sua escola filosófica em Atenas, o Liceu.
(UESPI) É inegável a contribuição de Aristóteles para a filosofia ocidental. Conviveu com Platão durante vinte anos, mas se destacou pela amplitude da sua obra. Aristóteles: a) defendeu uma sociedade política democrática, governada por filósofos.
Segundo Aristóteles (384 - 322 a.C.) que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe. "É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporciona a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...]
Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Há uma relação entre política e educação na Grécia antiga.
Resumo: É na Política que Aristóteles desenvolve seus conceitos de cidade e de cidadão. Para ele, a cidade (pólis) é a comunidade última, a que tem por finalidade o bem soberano, assim é somente nela que o homem pode alcançar a vida perfeita e a felicidade.