DEFINIÇÕES. Desfechos (também denominados eventos) são variáveis que são monitorizadas durante um estudo para documentar o impacto que uma dada intervenção ou exposição tem na saúde de uma dada população. Exemplos típicos de desfechos são cura, piora clínica e mortalidade.
Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens. Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
As coortes (em latim: Cohors) eram subdivisões de uma legião romana. Uma legião romana constava de 10 coortes, numeradas de I a X. Uma coorte era composta por 3 manípulos; cada manípulo era formado por duas centúrias.
Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.
O tipo de estudo epidemiológico em que se parte do efeito e vai em direção a causa com participantes selecionados e separados em grupo é o estudo de coorte. O Estudo de coorte é quando o investigador decide limitar a observação e a analise da relação entre fatores e desenvolvimento de doenças.
Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.
Nos estudos não-concorrentes ou de coorte retrospectiva, a identificação dos grupos expostos e não expostos é feita em algum momento do passado e estes grupos são então “seguidos” ou “acompanhados”, usualmente até o passado recente ou presente (ou ocasionalmente até o futuro), com objetivo de se identificar as ...
Deve ser considerado retrospectivo aquele em que o pesquisador estuda os paciente a partir de um desfecho e prospectivo aquele em que o desfecho ainda não ocorreu. A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco.
O estudo de caso-controle é um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição) distinguindo-se do estudo de coorte pelo fato de que as pessoas foram escolhidas por estar doentes.