A preocupação central de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha como objecto o estudo da mente, da consciência através da introspecção. ... Cabe à psicologia observar, quantificar, descrever o comportamento enquanto relação causa e efeito, mas nunca interpretá-lo.
Na educação, a teoria comportamental de Watson defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que escolhessem para ela, por exemplo.
Ele desenvolveu um plano para a melhoria da sociedade, um programa de ética experimental, baseado nos princípios do behaviorismo.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Em cadeias comportamentais, dois ou mais componentes - muitas vezes chamados de elos - operam sucessivamente e o reforçamento ocorre somente depois que as exigências de todos os elos são cumpridas. Em cadeias (ou esquemas encadeados), cada componente é sinalizado por um estímulo exteroceptivo distinto.