A Concepção Sistêmica privilegia uma visão de mundo como uma teia de relações e de interconexões; todos os fenômenos se interligam, se interrelacionam, influenciam e são influenciados. Nesta dinâmica tudo é interdependente, isto é, tudo está conectado numa vasta rede de relações.
A teoria desenvolvimentista baseia-se no desenvolvimento motor como principal meio para a aprendizagem. ... Dessa forma, esta abordagem considera que a aprendizagem motoro seja o objetivo básico nas aulas de Educação Física, já que o movimento motor é a expressão entre o aprendizado e o desenvolvimento.
Os comportamentos e processos mentais que podem ser identificados nas concepções de corpo presentes em nossa sociedade são a busca pela beleza estética desenfreada, a tentativa de adequação aos padrões de beleza, bem como a busca dos indivíduos por uma boa saúde física.
A concepção de corpo não se separa da corporeidade. A corporeidade é o estado ou qualidade de ser corpóreo, de ser material, seria toda e qualquer organização de ordem material e de ordem cultural. Todavia, corporeidade é o que constitui um corpo, realidade existencial e humana (SANTIN, 2008, p. 103).
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Para conseguir implantar o ensino em tempo integral, a escola de educação infantil precisa administrar bem seus espaços físicos e seus profissionais. É fundamental investir mais tempo no planejamento pedagógico para aproveitar melhor o período em que o aluno está no ambiente educacional.