É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos.
Significado de Panificação substantivo feminino Fabricação de pães. Estabelecimento onde se fabricam e se vendem pães; padaria.
No Brasil, a receita chegou para ficar por volta de 1835, no Rio de Janeiro, capital do país na época. Desde então, o nosso pãozinho francês (que por sinal é uma receita bem brasileira) é presença confirmada nas padarias de todo o país.
Santa Tereza
Foi no século 17 que a França se consolidou como centro de fabricação de pães. O famoso rei francês, São Luís, tornou a produção de pães mais organizada no país, dando origem a primeira padaria, chamada de “boulangerie”.
O alimento mais antigo do mundo. Os primeiros apareceram na Mesopotâmia há milhares de anos, quando a sedentarização das vidas levou ao cultivo dos cereais. Presente em nossas vidas desde sempre, o que nunca iríamos imaginar é que um fermento de 4,5 mil anos seria útil para assar um delicioso pão hoje.
A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque.
Leia e nosso artigo e conheça 10 incríveis tipos de pães.
A "invenção" do pão é atribuída aos egípcios que, por volta de 4000 a.C, descobriram o processo de fermentação do trigo. ... Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Com ele, faziam farinha, macarrões, pastéis.
Na França os pães tradicionais eram todos fininhos e compridos, conhecido como baguetes. ... Em 1910 aos brasileiros tentarem copiar e produzir o produto, acrescentaram na receita original um pouco de açúcar e gordura na massa dando origem ao nome PÃO FRANCÊS por ter sido copiada de uma receita francesa.
Carlos Prates
Itália
Pães
Na capital, os paulistanos o chamam de pão francês, mas ele também ganha o apelido carinhoso de “pãozinho”. Mas, ao descer a serra e chegar na Baixada Santista, o pão vira média - e acompanha muito bem o café com leite. No interior do estado, em Piracicaba e Ribeirão Preto, ele é chamado de filão.
Por fim, no Pará dá-se o nome de pão careca ao pão francês. Há, ainda, uma nomenclatura curiosa para o tipo de pão que se pede em São Luiz, no Maranhão. Lá, o pão sovado chama-se massa fina e o pão francês, massa grossa.
Em outros Estados do Brasil, o pão francês é chamado de diversas formas: pão d'água, pão de trigo, pão francês, pão aguado, carioquinha, pão careca, pão de sal, entre outros. E, de acordo com Bertamoni, em algumas regiões da Bahia também é conhecido como cacetinho.
cacetinho
O mesmo que pão francês. Vê um filão (um pão francês)?
Já imaginou como deve ser chegar na padaria e pedir uma coisa dessa? Acredite, é super normal. Em outras regiões recebe o nome de "Pão Carequinha", "Pão de Sal" e assim vai. O Pão Francês é chamado por outros nomes pelo Brasil!