Este define lazer da seguinte forma: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre ...
Lazer é a área onde você se sente confortável e tem prazer de estar ali,já o trabalho é o local onde você deve exercer um determinado serviço para alguem,o que muitas vezes pode ser oposto ou a favorável do lazer.
10 Opções de atividades para o seu lazer
O artigo 24° da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que “toda pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas”.
Resposta: O Lazer requer tempo disponível livre de obrigações cotidianase das condições necessárias: tem que ser garantida pelo seu próprio individuo, como as econômicas, educacionais, ambientais, as relativas a saúde, segurança , inclusão, participação .
Brasileiros têm direito constitucional à segurança. Poucos sabem, mas os arts. 5º “caput” e 144 da Constituição dispõem que o direito à segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, a ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
O direito ao lazer, tema do presente trabalho, encontra-se no capítulo II “dos direitos sociais” e também nos artigos 217, § 3º, que prevê o incentivo ao lazer pelo Poder Público, e 227, que afirma ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar às crianças e aos jovens o direito ao lazer.
Referências. O direito ao lazer é assegurado a todos os cidadãos brasileiros na Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6º, o que estabelece ao Estado uma ordem para que possa proporcionar a todos a satisfação deste direito.
As práticas corporais, conforme Silva e Damiani (2005), representam uma possibilidade essencial para a Educação, para o Lazer e para a Saúde visto que as experiências que constroem o ser humano acontecem no corpo, a partir do corpo e por meio do corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde as vantagens da prática de atividade física são numerosas, a prática regular em qualquer idade proporciona benefícios importantes para a saúde como: Controle do peso; Controle da Pressão Arterial; Controle da glicose (açúcar no sangue); Aumento da resistência contra doenças; Aumento ...
As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano.
A criatividade influi no processo de aprendizagem, expressividade e na afetividade das práticas corporais que exercemos, nos motivando assim a saciar uma curiosidade (ou enfrentar uma vontade) em que envolve testar uma nova tática e/ou um novo conceito para alguma prática.
As transformações culturais vão modificando as práticas corporais pois a cultura se trata de um conjunto de costumes de um povo ou de uma região. Com os avanços tecnológicos muitos costumes são praticados de maneira diferentes, transformando não apenas a cultura como também as práticas corporais.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.
O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente.
Esportivização, como o próprio nome indica, é o processo de transformação de certas práticas corporais em esporte institucionalizado. Hoje em dia, esse processo tem ampliado o número de modalidades esportivas em todo o mundo.
Esportivização é aqui entendida como a tentativa de transformar a educação física em treino esportivo, especialmente o de alta competição, consequência de se assumir o esporte como paradigma teórico da área.
A esportivização trata-se um processo de transformação de práticas corporais em esportes institucionalizados. Abaixo tem-se os elementos do código esportivo que caracterizam a esportivização e determinam o sentido da prática corporal: Rendimento: capacidade de se produzir energia pelos músculos envolvidos na atividade.
Práticas esportivizadas - Clubes ou centros de excelência esportiva, que oferecem condições adequadas de treinamento nas diferentes modalidades esportivas, havendo de existir uma equipe para acompanhar o atleta em todas as suas necessidades e fazer a melhor programação de treinamento para que ele possa chegar às .