O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): o maior programa de alimentação escolar do mundo! ... Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE): ambos destinados a fazer com que os livros didáticos e literários, respectivamente, cheguem às escolas do Brasil.
A educação do campo surge como uma proposta não apenas educacional mas de resistência, que valoriza a identidade do sujeito do campo na escola, que seus ensinamentos estejam adequados a realidade e necessidades dos alunos do campo, que o calendário escolar esteja de acordo com o ciclo agriculta, entre outras ...
O educador do campo precisa ter a compreensão da Page 5 5 dimensão do seu papel na construção de alternativas de organização do trabalho escolar. Tudo indica que a formação do educador e educadora do campo é um dos maiores desafios não só para a academia, como para o próprio educador e movimentos sociais.
Segundo Caldart (2004) o educador do campo deve ser “aquele cujo trabalho principal é o de fazer e o de pensar a formação humana, seja na escola na família, na comunidade, no movimento social” (p. ... Para a autora, a formação humana dos sujeitos é um dos focos principais na atuação dos educadores/professores.
Dentre os princípios teóricos e metodológicos da educação do campo que devem orientar as ações das escolas do campo destacam-se: a formação humana em todas as suas dimensões como primazia do ato educativo; o compromisso com um projeto de sociedade, de campo e de agricultura familiar; promover uma leitura crítica e ...
São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo - CNE/MEC, a educação do campo é uma concepção político pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, incorporando os povos e o espaço da floresta, da ...