Principal filósofo do período da filosofia conhecido como Patrística, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia.
Agostinho acredita que o livre-arbítrio é um bem e, sendo assim, só pode ser dado por Deus, pois este é a fonte de todo o bem. ... Portanto, em sua investigação sobre o livre-arbítrio, Agostinho primeiramente prova a existência de Deus. Depois, prova que o livre-arbítrio é um bem e, por conseguinte, provém de Deus.
Qual era a recomendação de Santo Agostinho (354-430) em relação ao testamento dos cristãos? * a)Todo cristão deveria deixar 10% de todo o seu patrimônio em testamento à Igreja; b)Todo cristão deveria deixar à Igreja a parte de um filho, e caso não tivesse descendentes, deveria nomeá-la sua única herdeira.
Santo Agostinho tentou munir a fé de argumentos racionais, buscando uma conciliação entre o cristianismo e a filosofia grega. Ele é considerado o pai da teologia ortodoxa e o maior dos quatro grandes Padres da Igreja Latina (junto com Santo Ambrósio de Milão, São Jerônimo de Estridão e o Papa São Gregório Magno).
HOMEM EM DEUS O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus.
A teologia da história de Agostinho relacionava-se, fundamentalmente, com sua crítica à concepção pagã de tempo. Para os pensadores do mundo antigo, os clássicos greco-latinos, o tempo poderia ser representado por um Círculo, já que o mundo era concebido como eterno em si mesmo, sempre se repetindo.
Para Agostinho, Deus é o Bem Supremo, a substância suprema da qual nada de ruim pode proceder. Daí concluir que o mal é a ausência de Deus, o distanciamento do Sumo Bem. Nesse sentido, Deus, embora onipotente, jamais poderia ter criado algo contrário à sua natureza.
A dialética que permanece é a do homem/animal. Não é o caso de humanizar os animais, mas transcender via alteridade absoluta ou renúncia ou substituição, o conceito de humano, revelar ao humano o animal que é.