A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.
Ao realizarmos o mapeamento, estabelecemos uma estrutura gráfica ao texto organizando idéias e exercitando o pensamento crítico. Como exercício, o mapeamento exige decisões a respeito do texto, tendo em vista a escolha de tópicos e definição das idéias principais organizando as partes até formar um todo lógico.
O primeiro passo de como fazer um ciclo de estudos prevê que você deve definir o tamanho do ciclo, ou seja, quantas horas ele terá. Imagine que você queira dividir seu ciclo em 20 horas e existem 5 matérias a serem estudadas. Você precisará dividir essas matérias nesse período.
Como fazer a melhor revisão?
Objetivo: Reforçar os conteúdos estudados em sala de aula, bem como, para os casos em que se fizer necessário, propiciar ao aluno uma oportunidade de recuperar tais conteúdos, de forma a se atingir excelência no processo de aprendizagem dos alunos.
A revisão é fundamental para quem estuda para concursos, pois o processo de revisar ajuda a fixar o conteúdo que foi estudado. Isso acontece porque a repetição leva à absorção do máximo de conteúdo possível. Quando não se estimula o cérebro, é natural que aquilo que foi estudado seja esquecido.
Revisar as matérias diariamente te deixa preparado para as próximas aulas, e é um ótimo momento para aprender mais e até descobrir novas dúvidas que não tinham surgido na hora da explicação.
O que existe é disposição, dedicação e, principalmente, organização para que a tarefa de estudar seja eficaz e renda resultados positivos. Por isso, estabelecer uma rotina diária de estudo pode ser a solução para garantir a aprovação em provas, vestibulares ou concursos.