O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.
Quais são os 3 tipos de resumo?
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações.
O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto. No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.
Você pode recorrer a um dicionário para compreender o que é um fichamento, mas ele é bem simples. Como sugere o nome, fichamento é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra.
3 - Cada redação deve ocupar “no mínimo” quatro páginas. Caso a redação entregue tenha menos que quatro páginas, serão descontados 2,0 pontos da nota final do trabalho. 4 – A redação deve obedecer às mesmas regras do fichamento.
Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo Como o nome deixa entender, esse fichamento busca resumir com mais detalhes, de forma completa. Não deve ser longo, mas nunca curto demais, como um sumário de partes do texto.
Fichamento Misto ► Usa as idéias do autor, com minhas palavras, misturando-as ou no inicio ou no final, não é muito usado.
Dicas para um bom fichamento bibliográfico
Veja a seguir o passo-a-passo do fichamento para TCC:
Para fazer um fichamento, o autor deve interpretar as ideias dos conteúdos (livros ou artigos) e escrevê-las ao seu modo. Apenas em um fichamento de citações, o autor transcreve as frases exatas do original.
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO OU DE CITAÇÃO É aquele em que se passará o texto de um livro lido fidedignamente para a ficha. Com o uso de aspas no início e no final, para indicar a autoria, este tipo de fichamento destaca os trechos mais relevantes de uma obra.
Conceitualmente, fichamento é um resumo das principais idéias de um texto. É bastante utilizado como técnica de estudo e no processo de revisão da literatura. Nele, são resumidas e destacadas as partes mais importantes do texto com o objetivo de fazer futuras consultas.
É a reunião de várias informações acerca de uma obra de forma ordenada, a fim de que facilite o trabalho do pesquisador. O fichamento deve ser objetivo e coeso. Precisa ter as principais informações que são abordadas dentro de uma obra.
Nesse processo, o estudante deve anotar os pontos principais durante a leitura em uma sequência lógica, coerente e objetiva. O fichamento é importante porque ajuda durante a execução de trabalhos, principalmente acadêmicos, além de melhorar a assimilação dos conteúdos que foram estudados.
Fichamento é uma ficha de leitura, ou seja, o leitor lê a primeira vez o texto e na segunda vez, com suas palavaras, vai caracterizando e apontando fatos principais da leitura. Podemos dizer que é um resumo da leitura feita, destacando os marcos da história.
É a reunião de várias informações acerca de uma obra de forma ordenada, a fim de que facilite o trabalho do pesquisador. O fichamento deve ser objetivo e coeso. Precisa ter as principais informações que são abordadas dentro de uma obra. Não é preciso anotar o capítulo inteiro, apenas as informações mais importantes.
Existem três tipos clássicos de fichamentos: 1 – Fichamento de conteúdo: Destaca a ideia-base do autor da obra e suas justificativas sobre o tema. ... 3 – Fichamento de citações: Registra citações da obra. As citações devem ser transcritas tal qual o conteúdo original e devem estar entre aspas.