O termo “novos tigres asiáticos” surgiu na década de 1990, para fazer referência a alguns países asiáticos (Malásia, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Filipinas) que apresentavam características econômicas e de desenvolvimento social semelhantes aos “velhos” tigres asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, China, Hong Kong e ...
Durante a década de 1970, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan passaram a ser conhecidos como Tigres Asiáticos, em razão da alta industrialização e agressividade administrativa.
Também chamados de Tigres da Segunda Geração, os novos tigres são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Os dois últimos também costumam ser chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos.
1- A China apresenta uma forma de desenvolvimento singular que combina socialismo com economia de mercado e constitui o centro dinamizador do "crescimento econômico asiático". Ela permite vislumbrar uma alternativa possível ao modelo norte-americano.
O Dragão Asiático simboliza a sabedoria, e também as características positivas de todos animais e sua diversidade, já que é composto de parte de vários animais. Também é o emblema do Império Chinês e no zodíaco representa a Alvorada e a Chuva.
Ásia
A principal característica do desenvolvimento industrial dos Novos Tigres Asiáticos é: a presença de empresas nacionais, que se desenvolveram a partir das políticas públicas de incentivo à industrialização promovidas pelos governos desses países.