A palavra tem origem na língua inglesa e vem do verbo “to comply”, que significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”. Sendo assim, quando uma empresa está agindo de acordo com as leis (tanto externas quanto internas), está em compliance.
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.
Atualmente, as necessidades do mercado demandam que a atividade de compliance vá além de estabelecer normas internas e políticas. ... Um processo de compliance serve para, além de adequar as atividades da empresa, gerar informações seguras a respeito de sua atuação e manter o negócio funcionando.
O compliance pode ser associado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é o marco legal de proteção e transferência de dados no Brasil, com o objetivo de proteger os cidadãos contra o uso disfuncional de seus dados ou informações relacionadas a pessoas naturais ou jurídicas.
Uma política de Compliance pressupõe manter as regras claras e garantir o seu cumprimento. Essa política tem se mostrado uma necessidade inadiável para as empresas. Algumas instituições, como bancos e órgãos públicos, por exemplo, só viabilizam negócios com empresas que mantenham o compliance.
A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. ... Para resumir, compliance é o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção.
Resposta: Resposta correta é a letra B - É a conformidade com normas legais, regras e princípios éticos voltados para o ambiente institucional e de negócios. Explicação: O compliance é a maneira de garantir que a gestão e o posicionamento sigam as normas vigentes, respeitando o compromisso com a ética e a verdade.
No contexto do Direito Tributário, Compliance Tributário significa o conjunto de atividades que buscam a conformidade à legislação tributária e também a própria conformidade à legislação.
Pretende se demonstrar que o compliance tributário é a adoção de uma metodologia com o intuito de cumprimento de normas e regulamentações tributárias impostas pelo Governo Federal, Estados e Municípios.
O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.
O setor fiscal é diretamente responsável pela apuração dos tributos diretos e indiretos das empresas. Assim como a escrituração dos livros fiscais usando sistema informatizado, também integrado com a contabilidade.
Também chamado de contabilidade tributária, o serviço de contabilidade fiscal é responsável por conciliar a geração de tributos de uma empresa. ... A contabilidade fiscal efetua cálculos relacionados ao patrimônio da empresa, PIS e COFINS, lucro apurado e registro de tributos compensáveis.
Auxilia na emissão e lançamento de notas fiscais e contábeis, apura impostos diretos e indiretos e confere escrituração de livros fiscais. Estuda a legislação fiscal para melhor orientação à empresa.
Entre as atividades relacionadas à rotina tributária estão a apuração e preenchimento de guias para pagamento de tributos. Assim como auxílio na escrituração fiscal das atividades da empresa. É o departamento tributário também que deve realizar a elaboração e entrega de obrigações acessórias.
Dessa forma, podemos dizer que compliance fiscal é uma espécie de “anjo da guarda” das empresas, ou seja, tem a missão de garantir, de forma legal, a redução de: Riscos de não conformidade; Custos administrativos das tarefas associadas à geração das obrigações tributárias; Carga tributária sem mecanismos de sonegação.
O Fiscal de Tributos tem a função de lidar com tributos, desde orientar e esclarecer os contribuintes quanto ao cumprimento das obrigações legais a respeito, até cadastrar e controlar a cobrança desses impostos.
O processo contábil é o ciclo que ocorre entre a ocorrência, o registro e o processamento das operações financeiras realizadas em uma empresa.