Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
De modo geral, na termodinâmica, o trabalho pode ser determinado através de um método gráfico. Considere um gráfico de pressão por volume, como mostrado na figura abaixo. O trabalho é numericamente igual à área entre a curva do gráfico e o eixo do volume. U é a energia interna.
O trabalho é a propriedade mais fundamental da termodinâmica, e é definido como o movimento contra uma força oposta. Trabalho é realizado, por exemplo, quando um peso é levantado contra a força da gravidade.
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
Joules é uma medida de "energia". Para converter de watts para joules, você precisa especificar um período de tempo. Quanto mais uma corrente fluir, mais energia será usada. Multiplique watts por segundos para obter joules.
A fórmula mágica é essa: Ec = (m. V é a velocidade em metros por segundo. Bom, está pronto para colocar em ação toda essa loucura? Ec = 32,0045 JOULES!!!
Um joule é exatamente igual a 107 ergs e a 1 N × m (1 newton-metro) ou 1 W × s (watt-segundo). É aproximadamente igual a 6,2415 ×1018 eV (elétron-volts), 0,2390 cal (calorias), 2,3901 ×10−4 kcal (quilocalorias), 2,7778 ×10−7 quilowatt-hora, 2,7778 ×10−4 watt-hora, 9,8692 ×10−3 litro-atmosfera, 9,4782 ×10−4 BTU.
No SI (Sistema Internacional de Unidades) o trabalho é dado em joule, que é representado pela letra (J) e a força é dada em newton (N). Essa unidade é uma homenagem ao físico britânico James Prescott Joule.
A unidade SI de trabalho é o joule (J), que se define como o trabalho realizado por uma força de um newton (N) atuando ao longo de 1 metro (m) na direção do deslocamento. O trabalho pode igualmente exprimir-se em N.m, como se depreende desta definição.
A unidade padrão na física para medir a energia e o trabalho realizado é o joule, o qual possui o símbolo J. Em mecânica, 1 joule é a energia transferida quando a força de 1 Newton é aplicada em um objeto que move-se por uma distância de 1 metro.
Para calcular o consumo de energia utilizamos duas grandezas: o tempo em horas (h) e a potência em watt (w), sendo o watt a unidade de medida da energia elétrica e mecânica.
1:Trabalho é igual a variação da energia cinética, sendo conhecido como o Teorema do Trabalho-Energia. Trabalho = Energia Cinética final - Energia Cinética inicial. O trabalho é uma grandeza escalar, fazendo-se sentido apenas quando se tem componentes das forças aplicadas na direção do movimento da partícula.
A unidade de energia definida pelo Sistema Internacional de Unidades é o Joule, que se define como o trabalho realizado por uma força de um Newton num deslocamento de 1 m.
Joule
Sabemos que as palavras “energia” e “trabalho” possuem o mesmo significado, a diferença entre elas ocorre porque energia foi uma adaptação linguística de grafia e trabalho é uma tradução da palavra para a língua portuguesa.
Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.
A energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. Quando um trabalho é exercido sobre um corpo, esse corpo sofre acréscimos ou decréscimos na quantidade de energia nele contida, e isso se manifesta como variações de energia cinética ou potencial.
E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Em outras palavras, com esta fórmula é possível saber qual a energia de um objeto mesmo quando ele não está aquecido, irradiado ou movimentando-se.
A energia mecânica é igual à soma da energia cinética e da energia potencial.
Energia Mecânica
A energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Desse modo, caso a velocidade de um corpo dobre, sua energia cinética aumentará quatro vezes, caso a velocidade de um corpo triplique, então esse aumento será de nove vezes.
Um disco girando certamente tem energia cinética devido ao seu movimento de rotação. Mas a formula Ec=( m v2)/2 é o movimento do centro de massa do objeto (translação), no caso nula. Assim, devemos obter outra relação que associe a energia ao movimento de rotação do disco.
Para que haja energia cinética é preciso que os corpos se movimentem, alterando a sua velocidade, seja causando aceleração ou retardamento. Logo, se a aceleração for nula, o corpo não apresenta energia.
Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.