Confira abaixo a lista das principais espécies de Madeiras Escuras:
Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas, em particular as pertencentes à espécie Diospyros ebenum. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa.
Nesse contexto, as principais cores são: - Angelim, Angico, Caxeta, Cedrinho, Cedro, Cerejeira, Currupixá, Eucalipto, Itaúba, Louro, Pinus, Pinho, Pitia, Sucupira Amarela, Sucupira Preta. Cada um desses tipos de madeira tem características específicas que podem fazer toda a diferença para decorar a sua casa.
Você pode usar essas mesmas técnicas em diferentes cores, criando um efeito de madeira tingida. Se quiser um efeito de madeira nova, use tons claros de amarelo e marrom. Para imitar madeira mais madura, use tons médios, e para as velhas, escuros.
Madeira pesada, de cor castanha avermelhada (Diplotropis) e de cor castanha (Bowdichia), textura grosseira, aspecto fibroso acentuado e grã revessa, com gosto e cheiro indistintos. Sua madeira é durável, resistente a fungos e cupins, mas de baixa resistência às brocas marinhas.
A itaúba é uma madeira de alta durabilidade, já que é muito resistente aos organismos xilófagos, como cupins! Essa madeira apresenta coloração amarelo-esverdeada quando recém-cortada. Depois ganha coloração parda, podendo chegar, com o tempo, até uma tonalidade castanho-escuro. ✔Madeira pesada e dura.
A madeira sucupira possui um tom marrom-chocolate bastante atraente, com faixas estreitas de um marrom mais claro, que compõem um visual bonito e diferenciado. Sua superfície é homogênea, com poucos desenhos, e de textura grossa.
As regiões onde essa madeira é encontrada com maior abundância é no Brasil, Suriname e Guiana. Essa árvore também é muito usada na medicina popular. Suas sementes, cascas e raízes combatem diversas doenças como o reumatismo e a diabetes.
Aplique a água sanitária em toda a superfície da madeira. Se necessário, passe um pouco de cada água sanitária separada por vez na madeira. Dependendo do tipo do produto, você pode ter que esperar alguns minutos entre cada camada.
Pterodon emarginatus (sucupira-branca); Pterodon polygalaeflorus — que alguns autores consideram a mesma espécie da Pterodon emarginatus; Sclerobium album e Sclerolobium aureum (carvoeiro); Sweetia fruticosa (angelim).
5 soluções caseiras para dar brilho à madeira
Para sua conservação, é sugerido manter a área ao redor e o deck sempre limpos, porque evita o acúmulo de sujeiras na superfície, preservando a aparência inicial da madeira. Mas para uma limpeza mais completa, basta utilizar um removedor de verniz, para amolecer as antigas proteções, e escovar sua superfície.
Verniz Sparlack Cetol Deck Semi Brilho: trata-se de um revestimento transparente de altíssima durabilidade, super resistente aos efeitos do sol, da água e a constante passagem de pessoas. O produto é especialmente indicado para uso externo em decks, varandas e móveis de jardim.