Busque atendimento médico imediato se: A queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química. A queimadura é no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais. A queimadura parece estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).
Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor; Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada; Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Cubra a queimadura frouxamente com uma gaze e espere até cicatrizar. Não fure as bolhas nem aplique pomada. Se necessário, tome um analgésico para diminuir a dor.
Desoximetasona. Pomada que age como antibiótico e anti-inflamatório, pois contém Desoximetasona e Sulfato de Neomicina em sua fórmula. Previne infecções e acelera a cicatrização da lesão se usada de 1 a 2 vezes por dia em queimaduras de 1º grau.
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
Como tratar: Devem ser usados remédios antibióticos, como Amoxicilina ou Cefalexina, por 10 a 21 dias. Nos casos mais graves a infecção pode se espalhar pelo corpo, sendo necessário internamento hospitalar.
O tratamento pode ser feito com antibióticos em forma de pomada, quando é causada por bactérias, antifúngicos tópicos em caso de infecção causada por fungos e em alguns casos de infecções virais, como a herpes, pomadas que diminuem a ação do vírus podem ser indicados.
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
Urocultura ou cultura da urina. As bactérias presentes na urina do paciente são cultivada em laboratório, por aproximadamente três dias. O exame ajuda a identificar qual a bactéria causadora da infecção e o medicamento correto para tratá-la.
Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.