Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
O reforço negativo procura promover um comportamento desejável por remoção de um estímulo aversivo enquanto punição positiva vai parar um comportamento indesejável por aplicação de um estímulo aversivo. Punição é destinada a se livrar do comportamento. ...
Reforço, ou estímulo reforçador, para o behaviorismo, é a consequência de um comportamento que torna-o mais provável. ... O reforço poderá ser positivo (através do acréscimo de um estímulo) ou negativo (através da retirada de um estímulo).
Como usar o reforço positivo
O reforço positivo é conhecido como um método de treinamento a partir de um sistema de recompensas. Acontece após um desempenho realizado, como um estímulo, reconhecimento, apoio motivacional por aquela ação. O reforço é o que faz a frequência de um determinado comportamento aumentar.
O uso do reforço positivo na educação é essencial para que a criança possa perceber melhor suas perdas e ganhos, bem como para estimular suas ações. Essa metodologia na Educação Infantil visa contribuir para as lições e ações, de maneira que a criança seja direcionada ao melhor desenvolvimento.
Em alguns casos, um comportamento pode ser reforçado cada vez que ocorre. Às vezes, um comportamento pode ser não reforçada sempre. Reforço positivo reforço negativo. Em ambos os casos, o objetivo é sempre reforçar o comportamento e aumentar a probabilidade de ocorrer de novo no futuro.
“O Esquema de Reforçamento Contínuo (CRF) ocorre quando a resposta emitida pelo organismo sempre é reforçada, isto é, 1 comportamento = 1 reforço. Exemplo: toda vez que o botão do controle da TV é apertado, ela liga.