Existem duas vias metabólicas de assimilação do CO2 atmosférico, que são as vias fotossintéticas C3 e C4; porém, a via C3 ou ciclo de Benson-Calvin é a única via metabólica para produção de carboidratos, tanto para as plantas C3, quanto para as plantas C4.
O carbono (C) constitui a base da vida na Terra. ... Esse processo ocorre através da fotossíntese e a ação de absorção e assimilação de carbono através do CO2 é chamada de fixação de carbono. Ela ocorre em uma etapa da fotossíntese chamada de ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin-Benson.
Para grande parte das plantas, a fixação de carbono é feita na fotossíntese a partir da conversão de dióxido de carbono em uma molécula orgânica conhecida como 3-fosfoglicerato. Essa molécula possui três carbonos e, por isso, essas plantas recebem o nome de C3.
A fase química, também chamada de ciclo das pentoses ou de Calvin ou de Calvin-Benson, ocorre no estroma, nome dado à matriz líquida não clorofilada do cloroplasto, e foi estudada pelos bioquímicos norte-americanos Melvin Calvin (1911- 1997), Andrew Benson (1917-2015) e James A.
As reações químicas que compõem o ciclo de Calvin ocorrem na etapa de fixação do carbono, uma das fases da fotossíntese. Nesse ciclo, o CO2 é reduzido a gliceraldeído 3-fosfato e a ribulose 1,5 bifosfato, aceptor do CO2, é regenerada.