Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Igualdade, Diversidade e Equidade A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamenta sua concepção pedagógica no desenvolvimento de Competências e Habilidades. Este conceito não é estranho à educação nacional, uma vez que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.
A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.
Passaremos agora a comentar o conceito de competências assumido pela BNCC: mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Em outras palavras, entende-se por competência básica aquela competência que é requerida de qualquer profissional, independente de nível ou função.
Ser leal, estar sempre aberta a diálogos quando a outra precisa desabafar, ouvir sem julgar, estar sempre disponível, ser positivo e apoiar idéias. Uma pessoa companheira é alguém que a gente gostaria de sempre estar por perto, pois ela te ajuda a crescer. Seja um amigo, um colega de trabalho, um namorado, seus pais.
A competência social envolve a capacidade: 1) para avaliar situações sociais e determinar o que é esperado ou exigido, 2) para reconhecer os sentimentos e intenções dos outros e 3) para selecionar comportamentos sociais mais apropriadas para o contexto.
9 competências sociais que aumentam a tua empregabilidade
As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. Elas respeitam normas de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos demais.
A iniciativa social parte do ato realizado por um indivíduo o grupo em prol da sociedade.
As habilidades sociais podem ser aprendidas ou desenvolvidas ao longo do processo de socialização, como resultado da interação com outras pessoas. Esse desenvolvimento se produz fundamentalmente na infância, e os primeiros anos de vida são fundamentais para a aprendizagem destas habilidades.
De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.
O homem é um ser social porque vive em grupo, isto é, junto com outros homens. Somente vivendo em grupo as pessoas podem satisfazer suas necessidades. Se vivesse sozinho, o homem seria incapaz de aproveitar os numerosos recursos da natureza. Tudo que esta ao nosso redor advém da natureza.