Também indicado como sudorífero, hemostático, empregado principalmente para atonia gastrointestinal, contra ansiedade, nervosismo e como moderador do apetite. é recomendado para digestão difícil, contra gases intestinais, fermentação excessiva e cólicas. Composição: Tintura de Coentro.
É um potente desintoxicante: enquanto muitas das receitas detox são modismos que não dizem realmente a que vieram em termos de benefício para o corpo, o extrato de coentro tem uma função importante que é eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio, do organismo.
Alivia o inchaço e previne a retenção hídrica O chá de coentro é naturalmente diurético, ou seja, ajuda a prevenir que o corpo retenha líquidos em excesso, o que causaria a chamada retenção hídrica. Essa retenção pode causar inchaço. Ainda, também pode ajudar na digestão, o que previne a sensação de inchaço.
Coentro + pepino Nesse sentido, para montar esse suco detox é muito simples, você vai precisar da metade de um pepino, 1 molho de coentro, 1 limão e algumas folhas de couve. Por conseguinte, é só misturar todos os ingredientes na espremedora e tomar preferencialmente gelado.
As sementes, moídas ou não, têm sabor bem suave. As flores e os brotos também possuem sabor e aroma mais sutis e são utilizados em pestos, saladas e na finalização de pratos. Já a raiz tem um cheiro quase tão forte quanto o das folhas e é bastante usada para temperar carnes.
Os talos podem ser colocados no começo de refogados, junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem miudinho: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los. Assim adicionam gosto e nutrientes às sopas, caldos e molhos.
O chá de coentro pode ser usado para melhorar a digestão, combater gases intestinais e aliviar enxaqueca, devendo ser preparado na proporção de 1 colher de sopa das sementes para cada 500 ml de água.
As sementes, por sua vez, têm um sabor adocicado, picante e intenso, que vai muito bem ao lado de carnes, linguiças, salsichas, saladas e picles, por exemplo. Com o que não combina: as folhas, mais frescas, não se dão bem com carnes de sabor forte. Mas as sementes podem entrar até nas marinadas dessas carnes.
Coloque o alho e as sementes de coentro em um liquidificador (em um mundo perfeito, ele é feito amassando no pilão tudo na mesma sequência que vou apresentar, mas pode ser no liquidificador também), acrescente uma quantidade de azeite que não chegue nem na metade do volume de alho e sementes de coentro, então bata por ...
Tempero de coentro e salsinha desidratada: esse é um daqueles temperos para fazer uma vez e usar por muito tempo no dia a dia. Separe as folhas do coentro e da salsinha, coloque em um prato com papel toalha e leve ao micro-ondas. Então, espere esfriar e esfarele com os dedos. Por fim, coloque em um vidro com tampa.
cominho
Os melhores substitutos da salsa são manjericão, cerefólio, coentro, alecrim e hortelã, entre outros.
A combinação da cebolinha com a salsa ou com o coentro é popularmente conhecida no Brasil como cheiro-verde. São todas plantas condimentares, usadas em vários países há centenas de anos. A cebolinha pertence à família Aliácea, a mesma do alho e da cebola.
No norte e no nordeste do Brasil, o cheiro verde inclui o coentro (que inclusive se parece muito com a salsinha mas tem um aroma muito mais marcante). Algumas vezes é só cebolinha e coentro, sem salsinha. Porém, na maior parte do país, o cheiro verde é só a salsinha e a cebolinha mesmo.
A salsinha tem o aroma bem mais cítrico com notas de anis e limão, porém quando o maço está inteiro o cheiro fica muito suave, mas ao amassar as folhas o cheiro se revela como mágica. O coentro tem um aroma penetrante, de mato, que pode ser agradável pra uns já que lembra o cheiro de grama.
A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. Quando o maço está inteiro tem cheiro bem suave, ao macerar as folhas ou talo o aroma se revela. ... Reparem que a folha do coentro é mais arredondada e tem cortes mais juntos e pequenos.
Veja alguns benefícios do coentro para uma boa saúde:
O consumo regular de salsinha traz os seguintes benefícios para a saúde:
Contraindicações do chá de salsa Há, ainda, alguns casos específicos em que não se deve consumir a planta: durante a gravidez, na amamentação e também em casos de nefrose (doença nos rins). Quando consumido em excesso, o chá de salsa pode, entre outros problemas, afetar a audição, os rins e causar vertigem.
Ela dura cerca de um mês, se conservada na geladeira.
Para manter o bom paladar do chá, é aconselhável mantê-lo em recipiente hermeticamente fechado evitando o contato com o ar, e conservar em local fresco e escuro como a geladeira, onde não há oscilação de temperatura.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
O chá a granel deve ser armazenado com cuidado, pois é vulnerável à luz, ao ar e à umidade. As folhas secas, assim como uma esponja, absorvem os sabores e aromas com os quais entram em contato e têm que ficar em local hermético, fresco e seco.
A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados. Especiaria riquíssima no quesito medicinal, a erva-cidreira nos surpreende com seu lado condimentar e proporciona pequenas e deliciosas surpresas ao nosso paladar.