Graus Celsius ou graus célsius são as formas mais corretas para indicar graus de temperatura na escala Celsius, sendo também representados pelo símbolo ºC. Graus centígrados é a forma antiga de dizer graus Celsius e não deve ser usada.
O grau (simbolo: °) é um sinal gráfico. No sistema unicode, o símbolo é representado por U+00B0, enquanto que o respectivo na linguagem HTML é ° e no sistema ASCII o código é Alt+0176.
"A escala passou a ser chamada de escala Celsius, pois este astrônomo sueco que viveu entre 1701 e 1744 foi quem a inventou, apresentando-a, naquela época, de forma invertida (100° C para o gelo em equilíbrio com a água líquida e 0° C para a água líquida em equilíbrio com o vapor).
A escala Celsius é usada em quase todo o mundo. Nos Estados Unidos, Fahrenheit é a escala preferida para medidas de temperatura no dia a dia. Deve ser notado, no entanto, que mesmo estes países usam Celsius ou Kelvin em aplicações científicas.
Quantos graus é preciso ter para ser considerado febre? A temperatura corpórea considerada ideal varia entre 36º C e 36,7º C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais.
Mas de forma essa seria uma temperatura limite entre o frio e o calor. Abaixo de 15 graus podemos considerar frio, e isso pode se estender aos graus negativos onde é extremamente frio. E acima de 15 graus podemos dizer que é calor, e essas temperaturas podem chegar a níveis muito elevados.
Como é o Vale da Morte, o lugar mais quente do mundo.