Caso a altura uterina esteja abaixo do normal, significa que a altura é menor do que os 3 centímetros esperados para a fase da gestação. Neste caso, alguns diagnósticos são comuns como placenta envelhecida, problemas de hipertensão, fatores genéticos, músculos abdominais fortalecidos ou pouco líquido amniótico.
Or, explica que o tamanho do fundo uterino é medido nas consultas de pré-natal. A partir da 20ª semana, a grosso modo, as semanas de gestação correspondem aos centímetros na medição da altura do fundo uterino. Por exemplo, com 23 semanas, essa altura deve ser de 23 centímetros, segundo ele.
No quinto mês, o bebê já é bem ativo e os seus movimentos podem ser sentidos mais intensamente, o que é um momento muito gostoso para mamãe e para o papai. Mas, ao mesmo tempo, dependendo da posição assumida por ele no útero, tais movimentos também podem causar algumas dores e desconfortos na gestante.
A dor abdominal na gravidez pode ser causada pelo crescimento do útero, prisão de ventre ou gases, e pode ser aliviada através de uma alimentação equilibrada, exercício físico ou chás.
Esse é o momento em que a barriga começa a crescer mais e, junto desse crescimento, chegam alguns sintomas bem diferentes daqueles do primeiro trimestre. Agora, em vez de enjoos e náuseas, a mulher passa a sentir mais dores na coluna e na própria região pélvica, por conta dos órgãos “espremidos” pelo útero e pelo feto.
O desenvolvimento do bebê com 18 semanas de gestação, que é o final do 4º mês de gravidez, é marcado por movimentos cada vez mais percebidos dentro da barriga da mãe. Embora sejam ainda muito sutis, pode ser possível sentir chutes e mudanças de posição, tranquilizando a mãe.
Altura Uterina: Por que meu médico mede minha barriga toda consulta?
Para diminuir a ansiedade e verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente, a grávida deve consultar o obstetra que está acompanhando a gravidez caso não sinta o bebê mexendo depois das 22 semanas de gestação, ou seja, do 5º mês de gravidez.
Pode-se já começar a sentir o bebê mexendo, especialmente se não for a primeira gravidez, mas para algumas mulheres pode demorar um pouco mais. Pode sentir a parte de baixo da barriga um pouco mais dolorida, pois nesta fase os ligamentos do útero esticam à medida que ele vai crescendo.
Como o bebê ainda tem muito espaço, pode se mexer livremente, sendo possível dar cambalhotas completas e muda de posição várias vezes ao dia, no entanto, algumas mulheres podem ainda não sentir o bebê mexer, principalmente se for a primeira gravidez.
No início, pode ser que a criança se mexa, mas a mãe ainda não consiga sentir tanto por ele ainda ter bastante espaço dentro do útero. Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário.
O natural é que o bebê se movimente e chute por volta do quinto mês de gestação e que esses movimentos se intensifiquem com o passar das semanas, ao contrário do mito popular de que o bebê pare de mexer perto do parto.
Alguns truques que podem ser usados para estimular o bebê a se mexer são:
Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer. Isso acontece quando ele se encaixa na região pélvica da mãe, geralmente nos dias que antecedem a data prevista para o parto, segundo Werner Júnior.
Entre 20ª e 24ª semana Os movimentos são menos intensos. O bebê pode dar pequenos chutes durante o dia, porém, costuma ser mais ativo à noite, quando a mamãe está em repouso.
À medida que o espaço no útero vai diminuindo, o bebê começa a ficar com menos espaço para se movimentar. Mesmo assim, a mãe deverá sentir o bebê mexer pelo menos 10 vezes ao dia, no entanto, caso isso não aconteça, deve-se avisar o médico.