O en dehors é um objeto de desejo de quase todo bailarino. ... “En dehors” é um termo francês e significa “para fora”. No ballet, isso quer dizer basicamente duas coisas. A primeira delas, é a rotação externa que se trabalha em todos os passos do ballet; ou seja, os pés no ballet estarão sempre apontados para fora.
Uma das coisas que preocupam um bailarino no início das aulas de balé é como melhorar sua técnica e suas habilidades, sem confundir o en dehor e en dedan. Traduzido do francês, en dehors significa “para fora”, e seu oposto, en dedans, significa “para dentro”.
Expressão francesa que significa para fora. É uma rotação externa do fêmur na fossa do acetábulo e os músculos responsáveis por esta rotação são o sartório, o ilio-psoas, o glúteo máximo e uma porção do bíceps femoral.
En dehors é coisa bem antiga. Para entender como ele surgiu é preciso revisitar seu contexto histórico. Sua origem se deve ao fato de que os bailarinos precisavam estar sempre de frente para o seu público nobre que muitas vezes incluía até o próprio rei. Era uma questão de etiqueta da corte.
O en dehors surgiu quando os bailarinos deixaram de apresentar-se nos salões de baile e começaram a utilizar o palco em estilo italiano (com o público sentando-se à frente aos bailarinos, e não mais ao redor destes).
Jean-Georges Noverre
É o estilo que esquecerá os passos clássicos, com movimentos harmônicos e delicados, dando ênfase aos movimentos corporais assimétricos. Entre os pioneiros do movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis; o suíço Emile Jacques-Dalcrose; e o húngaro Rudolf Laban.
balé moderno: Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usa o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal em movimentos. Os grupos de dança moderna, normalmente são fundados por uma personalidade, que é seu coreógrafo e diretor, sendo por isso, individualistas e tendo suas próprias características.
de 1950
A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.
Características da dança contemporânea: não há obrigatoriedade da narrativa na coreografia; a coreografia é construída independentemente da música; não impõe movimentos rígidos; objetos fazem perte da coreografia; são utilizados espaços inusitados para as apresentações.
A dança contemporânea desenvolve o corpo da criança como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.
A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base. ... A pesquisa em dança contemporânea tem como premissa a busca de um movimento individualizado, de acordo com a autora Laurence Louppe, em seu livro "Poética da Dança Contemporânea" .
Resposta: Características da dança contemporânea: não há obrigatoriedade da narrativa na coreografia; a coreografia é construída independentemente da música; não impõe movimentos rígidos; objetos fazem perte da coreografia; são utilizados espaços inusitados para as apresentações.
Os jogos de dança contemporânea são uma estrategia pedagógica e artística sobre baseados na composição coreográfica e dramatúrgica. Nesses jogos há uma exploração de movimentos livres que propõem saltos, rolamentos, equilíbrio, deslocamento, deslizamentos e a percepção do corpo no espaço e na musical.
O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna, entre outros.