As diferenças entre uma bússola magnética e um astrolábio. ... A bússola é um guia direcional para navegação, o astrolábio dos marinheiros é um guia posicional para navegação e o astrolábio convencional é um guia temporal, combinando as funções de um relógio e um calendário.
Este instrumento permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura desse astro. ... XIII), a sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objecto em relação ao horizonte.
Para usar o quadrante, olhe ao longo do canudo na direção do objeto cuja altura você quer medir. Deixe o peso cair livremente sob a influência da gravidade. Com o dedo pressione o fio contra o quadrante para marcar a posição e poder fazer a leitura.
É comum ao profissional de enfermagem utilizar o método dos quadrantes para uma avaliação mais exata da região abdominal, que consiste na divisão do abdômen em quatro regiões iguais, usando duas linhas perpendiculares que se cruzam na linha umbilical.
Princípio: uma linha vertical através da linha alba (plano mediano) cruza uma linha horizontal que atravessa o umbigo (plano transumbilical) -> quatro quadrantes: quadrante superior direito (QSD), quadrante inferior direito (QID), quadrante superior esquerdo (QSE) e quadrante inferior esquerdo (QIE).
A cavidade abdominopélvica é a região do corpo humano mais complexa, pois os órgãos se encontram muito próximos uns dos outros o que não permite a localização exata de uma possível dor. As Regiões e Quadrantes Abdominais, ajudam a facilitar a localização desses órgãos. ... Com isso é possível dividir em 4 quadrantes.
Epigastro ou epigástrio é um das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se acima da cintura, até o limite do diafragma, na parte média superior da parede abdominal. Está entre o hipocôndrio direito e o hipocôndrio esquerdo, delimitado pelas linhas hemi-claviculares de cada lado.
O abdome ou abdómen humano é a parte do tronco entre o tórax e a pelve. A cavidade do abdómen chama-se cavidade abdominal, a maior cavidade do corpo humano.
Em muitos vertebrados, o abdómen ou abdômen, abdome, vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras.
O peito, mais corretamente denominado tórax, é a parte superior do tronco localizada entre o pescoço e o abdome. Consiste em vários componentes: Parede torácica.
Em anatomia, o tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco de muitos animais, situado entre a cabeça e o abdómen. Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma.
O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
Existem diversas teorias sobre como e quando a dor da pontada surge. Em geral, ela “nos ataca” abaixo das costelas, mas às vezes pode chegar a tomar toda a cavidade abdominal. Há quem atribua esta dor a deficiências na circulação sanguínea no diafragma, resultando em cólicas nos músculos abdominais.
Esplenomegalia é o nome dado ao aumento do baço, que fica além de seu tamanho normal. O baço é um órgão pertencente ao sistema linfático, responsável por filtrar o sangue e manter os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis.