As glândulas pluricelulares são as encontradas em maior quantidade no organismo e são formadas a partir de epitélios que proliferam e adentram o tecido conjuntivo. De acordo com a forma como a liberação da secreção acontece, as glândulas são classificadas em endócrinas e exócrinas.
Tecido epitelial glandular
No ser humano As glândulas mistas do ser humano são: Fígado: Lança a bile no intestino e os hormônios como IGF-1 (um fator de regulação do crescimento) no sangue. Pâncreas: Suco pancreático (enzimas digestivas) no duodeno, insulina e glucagon no sangue.
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
A função endócrina dos testículos consiste na produção da testosterona. É esse hormônio que determina o surgimento de características como barba e engrossamento da voz. Além disso, a testosterona atua também na regulação da libido e dos impulsos sexuais.
Resposta. "Os testículos têm duas funções básicas: A primeira é a produção de testosterona, que ocorre nas células de Leydig dos testículos. ... A segunda função dos testículos é a produção de espermatozoides.
O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
Tem mais depois da publicidade ;) A função endócrina do pâncreas corresponde à sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. Esses hormônios são produzidos nas ilhotas de Langerhans, um grupo de células que possuem forma de esfera.
Orgão anfícrino, ou seja, é uma glândula exócrina e endócrina. Forma prismática com 3 superfícies (anterior, posterior, inferior) e 3 bordas (superior, inferior, anterior).
As glândulas exócrinas são aquelas que eliminam sua secreção na superfície livre, ou seja, na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Elas possuem ductos especializados para eliminar as substâncias produzidas.
O glucagon induz um aumento na concentração da glicose sanguínea e, da mesma forma que a epinefrina, estimula a degradação do glicogênio hepático, ativando a enzima glicogênio fosforilase e inativando a glicogênio sintase.