O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro. Este dia marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945. A data é comemorada com atividades em todo Brasil. Por esta razão, foi transformada em Semana Mundial da Alimentação.
16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação. Ter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida saudável e longe de várias doenças.
Nesse ano, a campanha tem como tema: “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”. A obesidade e outras formas de desnutrição afetam quase uma em cada três pessoas no mundo.
Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.
Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Alimentação saudável: 9 alimentos essenciais para sua saúde
O tratamento então, para reequilibrar o organismo, é mudar a alimentação, com roteiros específicos para cada pessoa, mas que incluem principalmente frutas, verduras e legumes, alimentos funcionais, como aveia, linhaça e quinua, e suplementação de vitaminas e minerais.
São seis os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas. Carboidratos: É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
A seguir, confira uma lista com as vitaminas e minerais essenciais:
As vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) têm um papel fundamental no corpo humano e atuam no sistema nervoso, metabolismo e nas células. Esses nutrientes fazem parte do grupo de hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem em água.
Para manter os níveis adequados de vitamina E no organismo, é recomendado o consumo de 15 mg por dia. No caso do consumo de vitamina E como suplemento diário como parte de um multivitamínico, a recomendação é de no máximo 150 mg.
1 UI (Unidade Internacional) de Vitamina E é igual 1,49 mg.
Com a quantidade suficiente de vitamina D no corpo, problemas como osteoporose são evitados. Porém, tudo que é demais estraga. O excesso de vitamina D, caracterizada por doses acima de de 100 ng/mL gera uma intoxicação que pode resultar em consequências graves, como a hipercalcemia, que é o excesso de cálcio no sangue.