Análise de Potabilidade da Água O objetivo da Análise de Potabilidade de Água é atestar a pureza da água para distribuição ou consumo, com intuito de impedir o desenvolvimento ou proliferação de doenças através de água impura, maximizando a qualidade da água para consumo.
Quando a água apresenta alguma coloração, em geral ela é decorrente da existência de substâncias dissolvidas no líquido, já que a água potável deve ser incolor a olho nu. Quando ela adquire alguma cor, significa que está com uma quantidade muito alta de algum elemento, como o ferro ou manganês, ou presença de algas.
A Norma vigente de potabilidade da água para consumo humano é a Portaria nº 2.
Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas.
Verificado por especialistas Pureza é o critério onde não há um processo de tratamento da água. É pura por natureza , não tem cloro e outras substâncias que contém na água que bebemos.
Explicação. Água potável é aquela própria para ser consumida, para fazer alimentos, nos banharmos, regar as plantas, etc. Já o critério de pureza da indica indica que, na água, só existem moléculas de H₂O. Portanto, são conceitos diferentes.
O critério de potabilidade seria quando a água ou a solução pode ser ingerida sem riscos à saúde, contendo outras substâncias. Já o critério de pureza se refere à menor quantidade possível de outrad substâncias indesejadas que não sejam a principal que será utilizada.
Como saber se a água está contaminada
Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
Ponha água numa garrafa transparente limpa, tampe-a e, em seguida, coloque-a num lugar escuro. Se depois de alguns dias surgir nela ao menos um sinal alarmante (camada na superfície, plana em volta da garrafa e resíduo), é sinal de que a qualidade da água deixa muito a desejar.
A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.
A remoção de excesso de ferro em água pode ser realizada por meio de dois processos de aeração, sendo um seguido de coagulação, decantação e filtração. O outro, seguido de contato ou filtração, é o mais indicado para águas limpas que dispensam tratamento químico, como é o caso das águas subterrâneas.
Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório. No caso da água ter pH baixo, recomenda-se sua alcalinização, enquanto que concentrações altas de ferro e manganês necessitam de sedimentação.
Filtro para água ferruginosa É possível, por exemplo, contar com um filtro para poço artesiano que capte os elementos na saída da água. Além de remover a ferrugem da água, esse tipo de filtro, chamado de central, retém contaminantes como areia, cloro e manganês.