Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.
Na sala de estar diversas luminárias podem ser dimensionadas e posicionadas de acordo com o layout do ambiente. Para a iluminação geral do local, o indicado é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Trata-se de uma luz mais confortável, ideal para ambientes de maior permanência.
Spot de led embutido É muito utilizado em quartos, salas e cozinhas. Normalmente ele é embutido em sancas de gesso, mas também pode ser embutido em móveis de madeira, prateleiras e nichos. Esse ipo de iluminação pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante, principalmente se combinado com a temperatura de cor quente.
“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.
Lâmpadas para cada ambiente Sala: incandescentes ou LED com luz branca quente. Cozinha: fluorescente compactas ou tubulares e LED tubular. Banheiro: incandescente ou fluorescentes. Escritório: fluorescentes tubulares ou LED tubular.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Outro ponto importante na iluminação de jardim é a definição do tipo de luz. A melhor temperatura de cor para destacar plantas são os tons amarelados, pois eles realçam melhor as cores e criam um efeito mais real. Já a luz branca é recomendada quando a intenção é apenas clarear o local.
7 segredos de iluminação de ambientes para valorizar um projeto
Vamos começar repetindo uma das dicas mais faladas por aqui: ambiente claro e bem iluminado dá sensação de amplitude. Já as paredes mais escuras absorvem luz, por isso se esse for o seu caso, invista em lâmpadas mais fortes e em luminárias maiores, para garantir que cada pedacinho do ambiente esteja iluminado.
Ao contrário dos armários de roupas, um local onde o ângulo superior é bem-vindo é na cozinha. Nesse ambiente, os spots podem ser instalados sob os armários para ajudar no preparo dos alimentos. O direcionamento frontal para o usuário é desagradável e deve ser evitado para não provocar acidentes.
Quanto à distância das paredes, para os spots que são direcionáveis, recomenda-se a distância de 10 a 15 cm, trabalhando o direcionamento focado para a parede. Lembrando que as mais indicadas são as lâmpadas dicróicas. Se for utilizar em nichos e lugares que precisem de pouco foco ou detalhe usa-se as mini lâmpadas.
9 maneiras de trazer luz a um ambiente escuro
Confira 9 dicas de iluminação para quarto
6 formas de deixar a luz natural entrar na sua casa
4 dicas de iluminação para quartos com home office
O principal objetivo do uso da fita de LED é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave, discreta e indireta. Sendo assim, os locais preferidos para a colocação do material são as sancas de gesso, corredores, escadas, móveis, espelhos e nichos.
Onde usar luz amarela e luz branca As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar a ambientação mais acolhedora. No entanto, isso não é uma regra absoluta.
A dica é usar uma fita de LED bem fraquinha para criar aquela meia-luz, um clima bem gostoso e, de quebra, valorizar a parede. Projeto de Bel Urtiga. As cúpulas de tecido aquecem o ambiente e trazem a luz do aconchego – nada mais gostoso do que uma luz de abajur, não é mesmo? Mas, lembre-se: o tipo de lâmpada importa.
Coloque um tecido sobre a cama, invista em almofadas ou troque a colcha. É possível mudar a cara de um quarto sem gastar muito
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.
Quem dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono; os tons de cinza, marrom ou roxo estimulam a criatividade e favorecem no máximo 6 horas e 12 minutos. As melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde.
Ainda nos quartos, você pode utilizar as fitas de led nos armários do closet, nichos e prateleiras. 4. Quando as fitas de led são colocadas no chão e em escadas, podem auxiliar a movimentação em segurança pela casa durante a noite.