Nela, o autor considera três categorias distintas: Software de base: idem à classificação anterior. Software de aplicativo: software que permite a realização de tarefas por usuários finais. Software cliente-servidor: software desenvolvido para rede ou internet.
Podemos agrupar os softwares básicos em três grandes grupos que são:
Segundo eles, as características de um software devem satisfazer necessidades implícitas, propostas inicialmente no projeto e imprescindíveis para a experiência do usuário, e explícitas, relacionadas à qualidade durante o processo, perceptíveis apenas àqueles que trabalharam no seu desenvolvimento.
O conceito do software livre, diferente do "open source", é mais focado na ética e seus objetivos fornecem aos usuários liberdade de controle e alteração na execução, moldando-o à sua computação e ao seu processamento de dados, além de conceder liberdade social para a cooperação ativa com todos os usuários e ...
1. Distribuição livre. Um diferencial do Open Source é que a sua licença não pode ser vendida de forma alguma. A distribuição deve ser realizada gratuitamente, mesmo que outros programas funcionem como componentes daquele software específico.
Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico.
O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização de tais programas.
Richard Stallman
Qual a diferença entre hardware e software? O hardware é a parte física de um computador, as peças que o compõem. ... O software diz respeito aos programas que fazem com que a máquina funcione, como os aplicativos e sistemas operacionais.
As empresas que mais atuam no mercado de software pago são: Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk, Apple, entre outras. Exemplos de softwares pagos: O sistema operacional Windows. O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
Pirataria de software é a cópia ou download de algum programa de computador, sem que haja autorização clara do autor, ou seja, sem a licença de uso.
De acordo com a Lei 9.