O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e inter- namente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo.
O carcinoma do palato duro nos fumantes geralmente se desenvolve como uma úlcera que se localiza lateralmente à linha média da zona glandular. A extensão do tumor para a parte anterior do palato duro não é comum.
O câncer de boca ou cancro bucal, câncer oral ou cancro oral é um tipo neoplasia maligna dos tecidos da cavidade oral. Inclui tumores malignos das lábios, gengivas, língua, piso da boca, palato duro, palato mole (céu da boca) e orofaringe (garganta).
Os principais sinais que devem ser observados são:
O câncer de boca e orofaringe inicial é denominado estágio 0 (carcinoma in situ) e, em seguida, os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está disseminada à distância. A nomenclatura de um estágio cancerígeno pode conter uma letra o que significa um estágio inferior.
Vários tipos de cânceres podem começar na boca ou na orofaringe:
A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).
sensação como se algo estivesse pegando na garganta. uma língua dura ou mandíbula com sinais de rigidez. dificuldades para engolir ou mastigar comida. uma mancha vermelha ou branca formando no revestimento da boca ou língua.
A língua se divide em uma porção oral (dentro da cavidade bucal) e outra faríngea. O sulco terminal da língua, região que lembra um V localizada na parte de trás do órgão, divide as duas porções.
Passe o raspador duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Não é necessário aplicar muita força. Também é possível limpar a língua com a própria escova de dentes. Para isso, escove a língua.
O primeiro passo para a limpeza da língua pode ser feito com um limpador específico, a fim de retirar o excesso de massa branca. Depois, se sentir necessidade, passe as cerdas da própria escova por toda a superfície da língua, até remover os detritos acumulados.
Sua higiene bucal não estará completa se você não escovar a língua; afinal, os restos de alimento continuarão em sua boca proliferando bactérias. Então, lembre-se de fazer essa limpeza em todas as escovações para manter seu hálito fresco e sua boca saudável e limpa de verdade!
Pois é, escovar a língua regularmente também é necessário, isso porque esse órgão é capaz de acumular restos alimentares e pode ser reservatório de várias bactérias, causando o mau hálito e outras doenças.
Iniciando o diagnóstico É considerada a cor, forma, umidade e mobilidade lingual; assim como a cor e qualidade da saburra. A língua de compleição normal deve ser vermelha-clara, brilhosa, úmida, média, sem envelhecimento e com movimentos ágeis. A saburra deverá ser pouco espessa e de cor clara.