Amontoa, poda, desbrota: saiba quais são os principais tratos...
Principais pragas do milho: Pragas iniciais
A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho, e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, soja, pastagem, etc.
a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, a ferrugem comum, a helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho no momento.
A plantação é protegida por cerca elétrica, mas os quatis conseguem facilmente pular a barreira e comer o milho que faz parte da área de estudo. Alguns pegam a espiga inteira e fogem para dentro da mata sem se preocupar com a presença de humanos no local.
No Brasil pequenos produtores colocam folhas de eucalipto entre as camadas de espiga de milho, como forma de combate ao caruncho. Pesquisas demonstram que folhas do eucalipto Eucalyptus citriodora possuem grande repelência ao caruncho do milho S.
O ideal é entrar com aplicação inseticida no momento em que a população atingir o nível de controle. Veja abaixo alguns níveis em que há necessidade de medidas de controle das pragas, podendo optar pelo controle químico. Para saber o nível de controle de cada praga é necessário fazer o monitoramento.
Deve, por isso, ser fornecido às aves associado a outros alimentos mais ricos, que possam contrabalançar sua deficiência em proteínas, minerais e vitaminas. O milho pode ser fornecido às aves desintegrado (grão sem palha e sabugo), pois o aproveitamento digestivo é superior.
Leve a ave para comer, oferecendo sementes de girassol, amendoim picado, ovos cozidos picados e outras guloseimas que as aves apreciam. Alimentar na mão muitas vezes estimula o apetite de uma galinha. Garanta que a ave não tenha perdido muito peso.
Para galinhas adultas em postura »» consumo de 125 gramas diárias de MS, então o milho deve fornecer 125 x 70% = 87,5 g MS. Corrigindo para 90% de MS, teremos 97 gramas de milho/ave/dia.
Surpreendentemente, a pipoca contém um alto número de vitaminas, incluindo A, E e K. Ela tem muitos minerais e fibras. Contanto que você não adicione sal ou açúcar ao seu milho. Evite oferecer as de micro-ondas.
O milho pipoca é conhecido, cientificamente, por Zea mays erveta. O que faz realmente toda diferença entre os tipos de milho é o endosperma (calma, não vamos falar agronomês!), que nada mais é do que o recheio do grão de milho. ... “O endosperma do grão do milho pipoca é o mais duro, por isso, estoura mais fácil”, explica.
O que galinha não pode comer
A pulorose, também conhecida como diarréia, é causada pela bactéria Salmonellapullorum, acomete os pintinhos e às vezes os animais adultos. É uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade, e por isso deve ser considerada de grande risco, uma vez que traz prejuízos significativos para a produção.
Tratamento. A pulorose aviária não tem cura, mesmo que os animais sejam medicados eles sempre serão portadores do bacilo. Dessa forma, o tratamento é apenas sintomático e deve sempre ser orientado por um médico veterinário. Geralmente, para amenizar os sinais é indicado medicamentos à base de antibióticos.
O Trissulfin é um medicamento indicado para tratamento de todas as doenças sensíveis à ação do Sulfametoxazol e do Trimetoprim, como: DCR, colibacilose, pasteurelose, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa, infecções primárias e secundárias, purulentas ou não.
A pulorose aviária é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella pullorum, que afeta principalmente filhotes e aves jovens, mas também pode impactar galinhas mais velhas, aves de caça, pintadas, avestruzes, papagaios, pavões, pombas, pardais e perus.
Não há tratamento para esta doença. O isolamento também não é possível de ser feito, pois o VDM está presente em todos os ambientes avícolas. O recomendado para a prevenção é a vacinação. Entretanto, sua administração não impede a transmissão do vírus para animais não infectados.
As galinhas e frangos caipiras ficam tristes, sonolentas, de asas caídas e com calafrios. Dependendo do tipo de eiméria, as fezes podem se apresentar sanguinolentas. A medida preventiva consiste em administrar coccidiostáticos nas rações, caso ela seja produzida na propriedade.
A cólera costuma aparecer de maneira explosiva, matando subitamente algumas aves. O produtor relata que a ave estava boa ao ir para o poleiro e amanheceu morta no dia seguinte ou, então, que ela estava esperta e de repente dá uns pulos para o ar e morre logo.
Usar um cone para matar frangos é um método humano de abate. Quando galinhas são colocadas de cabeça para baixo no cone, o sangue desce para a cabeça e ela desmaia. Leva em torno de um minuto para que o frango sangre e morra.
Coccidiose em pássaros e outras aves: Profilaxia: 1 g do produto em 3 litros de água de bebida, ou 1 g em 1,5 kg de ração durante 3 dias. Descansar 3 dias e repetir se necessário. Tratamento: 1 g a 2 g do produto em 1 litro de água de bebida, ou 1 g em 500 g de ração, durante 3 dias consecutivos.