4 Tipos de argumentos
18 sinônimos de justificativa para 1 sentido da palavra justificativa: Explicação ou fundamento: 1 argumento, apologia, alegação, autoridade, causa, defesa, desculpa, explicação, fundamento, justificação, motivação, motivo, porquê, pretexto, prova, razão, satisfação, título.
Este doente tem diarreia, dores abdominais, náuseas, vómitos e anúria. As pessoas com esses sintomas geralmente têm cólera. Logo, este doente tem cólera. Os argumentos por analogia têm a seguinte forma lógica (ou outras análogas):
Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa. ... Esse é um exemplo clássico de argumento dedutivo: Todo homem é mortal.
O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.
Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Temos duas premissas verdadeiras: "P1: Todos os homens são mortais." ... Se a conclusão for "Logo, Sócrates é mortal (Logo, z é y)", então temos uma dedução.
Argumento é um raciocínio lógico. ... Este é um argumento formado por duas premissas e uma conclusão. Os dois primeiros enunciados são as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão.
Uma das características essenciais do texto dissertativo-argumentativo é a exposição de uma tese central logo na introdução do texto. Isso porque, mais do que informar os leitores a respeito de determinado assunto, o autor do texto deve expor as suas opiniões sobre o tema.
O texto dissertativo-argumentativo deve ter a estrutura bem articulada , com introdução, desenvolvimento e conclusão, — que, no caso do Enem, inclui a proposta de intervenção —, além de uso adequado da norma culta da língua.
A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. ... De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo.
A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de importância:
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.
Dicas para fazer uma boa argumentação
As melhores maneiras de começar uma frase
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor. ... Logo, de forma resumida, ao construirmos um texto dissertativo-argumentativo, estamos apresentando a nossa opinião sobre determinado tema e desenvolvendo ideias que possam fundamentar o nosso ponto de vista.
debate. palestra. aula explanativa.