Uma grande quantidade do acetil-CoA produzido pela b-oxidação dos ácidos gordos nas mitocôndrias do fígado é convertida em acetoacetato e b-hidroxibutirato (também denominados corpos cetónicos). Estes compostos podem ser usados pelo coração e pelos músculos esqueléticos para produzir energia.
Os distúrbios da oxidação de ácidos graxos são distúrbios do metabolismo de lipídios que são causados pela falta ou deficiência das enzimas necessárias para decompor gorduras, o que causa retardo do desenvolvimento mental e físico.
Como se chama a via de degradação dos ácidos graxos e onde ela ocorre? A via de degradação dos ácidos graxos chama-se -oxidação e ocorre na matriz mitocondrial.
Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.
Os ácidos graxos livres movem-se através da membrana celular do adipócito e ligam-se à albumina no plasma, que os transportam aos tecidos, onde os ácidos graxos se difundem para as células e são oxidados para obtenção de energia.
A oxidação lipídica envolve uma série complexa de reações químicas, que ocorre entre o oxigênio atmosférico e os ácidos graxos insaturados. Essas reações ocorrem em três estágios: Iniciação, propagação e terminação. O oxigênio adiciona-se ao radical livre e forma um radical peróxido.
O metabolismo lipídico geralmente começa com a hidrólise, que ocorre no sistema digestivo através de várias enzimas. O metabolismo lipídico também ocorre nas plantas, embora os processos difiram em alguns aspectos, quando comparados aos animais.
Os antioxidantes são essenciais no combate ao envelhecimento da pele pois são capazes de neutralizar os radicais livres, moléculas que oxidam e danificam as células, além de ocasionar rugas e linhas de expressão.
1) Vitamina C A vitamina C é um dos antioxidantes mais recomendados pelos dermatologistas para cuidar da pele do rosto.
Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
Os antioxidante natural para cosméticos são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, pigmentos naturais, minerais demais compostos vegetais e enzimas que impedem o efeito danoso do radicais livres sobre a pele. ... Já o uso de ativos antioxidante natural para cosméticos contém vitaminas como: A, C e E.
Se você mudou seus hábitos e agora escolhe opções mais saudáveis nas refeições, provavelmente já ouviu falar dos alimentos antioxidantes. Esses ingredientes possuem o poder de combater os radicais livres e proteger o corpo de doenças.
15 alimentos antioxidantes