EQST

Como Se D A Reatividade Dos Diferentes Tipos De Hidrocarbonetos?

Como se d a reatividade dos diferentes tipos de hidrocarbonetos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como se dá a reatividade dos diferentes tipos de hidrocarbonetos?

Reatividade.  A reatividade dos hidrocarbonetos é considerada baixa nos compostos saturados de cadeia acíclica, nos compostos cíclicos com 6 ou mais carbonos, e nos aromáticos. Já os compostos insaturados de cadeia acíclica e os compostos cíclicos que possuem de 3 a 5 carbonos apresentam reatividade média.

Como são formados os hidrocarbonetos?

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.

Quais são os principais hidrocarbonetos que temos no nosso Dia-dia?

Esses compostos são um dos mais utilizados por nós em nosso cotidiano, vamos citar alguns:

  • Metano (CH4) – É o gás natural. ...
  • Propano e butano (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. ...
  • Octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis;
  • Etileno (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos.

Para que serve o antraceno?

O antraceno é usado como matéria-prima importante para o fabrico de corantes de alizarina e indantreno. Utiliza-se também nos contadores de cintilação. À fração obtida na destilação do alcatrão entre 280-400 ºC chama-se óleo de antraceno.

Para que servem os hidrocarbonetos aromáticos?

Os compostos aromáticos participam de várias aplicações na área farmacêutica, alimentícia, química, entre outros. Assim, servindo como matéria-prima na fabricação de diversos produtos. Por exemplo, o tolueno é usado como solvente em vernizes, tintas, lacas, adesivos, borrachas e resinas.