Éter etílico
Para saber o estado físico de um éter é só observar a quantidade de carbonos: os éteres com até três carbonos se encontram no estado gasoso, os com mais de três carbonos são líquidos e os de massa molecular maior são sólidos.
Éter é todo composto orgânico onde a acadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgânicos (alquila ou arila).
Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos do século 6 a.C. acreditavam que esses 4 elementos formavam tudo o que existe.
(C2H5)2O
Os éteres são pouco reativos, por isso o seu uso como solventes inertes em muitas reações orgânicas (inertes, pois não se 'intrometem' na reação); porém, deve-se tomar um maior cuidado, pois, os éteres são altamente inflamáveis. explosivos.
Ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto de ésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.
Como apresentam caráter básico, podem ser encontrados nos três estados físicos da água: líquido, sólido ou gasoso. A sua estrutura geral integra o grupo funcional (R-O-R), que é um átomo de oxigênio ligado a dois radicais (alquila ou arila). Mas tenha cuidado, pois os éteres são diferentes de ésteres.
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
As cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona.
A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.