Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.
Veias cava A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Resposta: Esta se aprofunda na pelve durante o seu trajeto ascendente, recebendo como tributárias constantes as veias circunflexa ilíaca profunda e epigástrica inferior, que drenam a parede abdominal inferior e são importantes como vias de colateralização com o sistema da veia cava superior.
A aorta é a maior e principal artéria do corpo humano, responsável por levar o sangue oxigenado do coração para todos os órgãos. Ao nível da cicatriz umbilical ela se divide nas chamadas artérias ilíacas, onde se originam as artérias que levarão o sangue para os membros inferiores.
Assim como em outras artérias, o aneurisma de ilíaca é definido por uma dilatação focal da artéria com um diâmetro que é pelo menos 50% maior que o diâmetro normal do vaso. Em homens a artéria ilíaca comum tem em torno de 1,2 ± 0,2 cm, e em mulheres tem 1,0 ± 0,2 cm.
Ramos. A disposição exata dos ramos da artéria ilíaca interna é variável. Geralmente, a artéria se divide em uma divisão anterior e uma posterior, com a posterior dando origem às artérias glútea superior, iliolombar e sacral lateral. As restantes geralmente são originadas da divisão anterior.
A maior e mais importante artéria que leva sangue oxigenado para toda a extremidade inferior é a artéria femoral. Ela emite ramos ao longo da coxa que suprem a pele da região inguinal e da genitália externa, assim como alguns músculos da coxa.
O que é a ateromatose aórtica, sintomas e como tratar. A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
A síndrome de compressão da veia ilíaca, também conhecida como Síndrome de May-Thurner, é uma doença pouco comum causada pela compressão da veia ilíaca esquerda pela artéria ilíaca direita, proporcionando uma série de sintomas dependendo do grau de compressão, entre eles: edema assimétrico de membro inferior esquerdo, ...