A erva cidreira, Melissa officinalis, é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse.
A erva-cidreira (nome científico: Melissa officinalis), também conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, ou apenas por melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta /hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar ...
A Lippia alba é usada para a elaboração de chá, principalmente pelos seus popularmente conhecidos efeitos calmante, analgésico e digestivo. Também é indicada como fitoterápico para ação expectorante, em casos de tosses causadas por gripes e resfriados, e utilizada para realização de compressas e banhos.
'Erva-cidreira verdadeira', ou melissa, é o tipo mais comum da planta. Conhecida também como cidreira, melissa ou Melissa officinalis (nome científico da planta), a "cidreira verdadeira" é o tipo mais comum da erva.
A erva possui variadas propriedades terapêuticas tais como hemostática, antiespasmódica, anti- inflamatória, analgésica, expectorante, antimicrobiana, diurética, digestiva e antipirética.
As propriedades da mil em rama incluem sua ação analgésica, antibiótica, anti-inflamatória, adstringente, anti-reumática, anti-séptica, antimicrobiana, anti-hemorrágica, digestiva, diurética, estimulante e expectorante.
É utilizada para infecções do estômago (úlceras), edemas provocados por traumatismos e agentes infecciosos (infusão), efeito sedativo (chás), e outras doenças, que segundo a tradição popular, que podem ser amenizadas através de seu uso.
CHÁ DE MILINDRO Agora é só servir. OBS : açúcar a gosto. Serve pra cólicas em crianças,calmante e se tomado com suco de laranja pode ajudar a melhorar uma gripe ou alergias.”
9 plantas medicinais para o coração
Auxiliar no controle de Diabetes e nos Regimes de Emagrecimento. Chá cura tudo indicado para gastrite, úlcera, pedra nos rins, fígado, hepatite, circulação, ácido úrico, pressão alta, varizes, reumatismo, prisão de ventre, hemorróidas e vermifugo, ajuda também no controle de diabetes.
É uma planta originária do Amazonas, com nome científico de Justicia calycina e em alguns municípios é utilizada no tratamento da saúde da mulher, indicado para infecção e inflamação ginecológica e hemorragia pós-parto. Pesquisas já comprovaram a eficácia da planta como anti-inflamatória.
As indicações de uso se assemelham às do ginseng oriental: fadiga, estresse, cansaço físico ou psíquico – estes são os usos mais comuns em todas as regiões. problemas estomacais. problemas sanguíneos – circulatórios, anemia, plaquetas.
Ferver a água e colocar as folhas secas de canela de velho, deixando repousar por cerca de 10 minutos e depois coar no fim. Para usufruir dos seus benefícios, devem-se beber 2 xícaras deste chá ao dia, uma de manhã e outra à noite.
A espécie também tem propriedades medicinais, uma vez que a seiva é utilizada no tratamento contra tosse e bronquite. O chá da casca é usado para combater problemas estomacais. A resina é indicada no trato-respiratório superior e cardiopulmonar.
Como utilizar o jatobá
Para consumir o fruto do jatobá é preciso quebrar sua dura casca. A polpa tem textura farinácia e pode ser ingerida in natura ou como ingrediente para o preparo de pães e bolos (como farinha) e geleias. O fruto é uma rica fonte de vitamina C e minerais como o potássio, ferro, fósforo e cálcio.
Uma colher de sopa, 10 a 15 minutos antes das refeições. Mas seiva de jatobá não é a mesma coisa que tintura ou extrato alcoólico da casca, não contém os mesmos nutrientes existentes na seiva.