crossorigin="anonymous">
Vantagens da Harmonização Contábil
O conceito de contabilidade internacional foi criada em 1973, em meio a uma reunião com cerca de dez países que se preocupavam com a padronização de procedimentos contábeis. Até 2001, mais países se juntaram a essa padronização que trouxe benefícios para o universo contábil.
Harmonização contábil é um processo pelo qual vários países, de comum acordo, realizam mudanças nos seus sistemas e normas contábeis, tornando-os compatíveis, respeitando as peculiaridades e características de cada região.
Viabilizar de maneira sustentável as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC: Participação de membros do CPC nas audiências sobre novas normas internacionais; Participação de membros do CPC em fóruns internacionais; Divulgação do processo de convergência por todo Brasil.
Portanto, a importância da Contabilidade Internacional está em justamente alinhar a linguagem contábil para que órgãos governamentais e países falem a mesma língua. Com isso, fatos contábeis podem ser fielmente relatados e as demonstrações tornam-se muito mais confiáveis e transparentes.
Trata-se do conjunto de normas e regras contábeis que devem ser acatadas e seguidas de forma padrão nos mais diversos países para adequar a linguagem desse tipo de demonstração financeira. O papel da contabilidade internacional é proporcionar um entendimento claro das operações realizadas em solo estrangeiro.
Mueller (1994 Apud ECHTERNACHT, 2006) assegura que a internacionalização da contabilidade é resultado direto da internacionalização do ambiente político e econômico, formando assim uma relação de dependência interpaíses tanto em seus negócios quanto em seus investi- mentos, logo a internacionalização contábil se tornou ...
Outros efeitos positivos que podemos elencar são os seguintes: maior transparência; melhor compreensão e comparabilidade dos dados contábeis entre países; facilitar a troca de informações e proporcionar menor risco para o investidor; facilitar as auditorias contábeis e financeiras e a análise comparativa de resultados ...
A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.
De forma geral, valores culturais, tradição histórica, estruturas políticas, econômicas e sociais acabam refletindo nas práticas contábeis de uma nação e, conseqüentemente, as suas evoluções podem estar vinculadas ao nível de desenvolvimento econômico de cada País.
Os resultados apontam que a adoção das normas internacionais de contabilidade não impactou os indicadores econômico-financeiros das empresas analisadas. O impacto observado foi relacionado apenas ao indicador de imobilização do patrimônio líquido. ... Indicadores econômico-financeiros.
A contabilidade brasileira sempre sofreu uma ampla influência da legislação. Uma das primeiras grandes manifestações da legislação no cenário brasileiro foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do Balanço Geral (SCHMIDT, 1996).
Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas).
A contabilidade é a ciência que auxilia no processo de administração de um negócio, tendo papel crucial na tomada de decisões. ... Ou, em outras palavras, o instrumento auxiliar na administração empresarial e na tomada de decisões. Disso, é possível imaginar o papel e a importância da contabilidade.
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade.
O caduceu atualmente é utilizado como símbolo do curso de Ciências Contábeis devido o deus Hermes (Mercúrio) ser considerado o representante da venda e do comércio. Além disso, o símbolo traz uma alusão à necessidade de uma conduta adequada, fator importante para a área.
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.