O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Essa parede é menos desenvolvida que a parede arterial, apresentando cerca de 1/3 da espessura da parede de uma artéria.
As veias do corpo humano são vasos sanguíneos que fazem parte do sistema circulatório do organismo e se ramificam por todo nosso corpo. A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração.
Questão 1. (UERJ) Os capilares são os vasos sanguíneos que permitem, por difusão, as trocas de substâncias, como nutrientes, excretas e gases, entre o sangue e as células. Alternativa “a”. Os capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada que permite a troca de substâncias.
O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
O sangue arterial (sangue rico em oxigênio) circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado "venoso", pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.
A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares.